O objetivo principal da Perseverance em Marte é encontrar sinais de que no passado possa ter existido vida no planeta vermelho. Mas fazer isso não é nada simples, o rover precisa coletar amostras de rochas e precisa encontrar a pedra perfeita, o que ainda não aconteceu.

Essas amostras colhidas são analisadas pelo próprio robô com seus equipamentos. No entanto, boa parte desse material vai ser enviado para a Terra em uma missão futura. Neste momento, a Perseverance está em busca de um tipo específico de pedra, que conheçam  biomarcadores antigos, ou “fósseis moleculares“, de moléculas orgânicas.

publicidade

No entanto, segundo um comunicado divulgado pela conta oficial da missão em Marte, encontrar esse tipo de rocha é bastante difícil. O rover não tem muito espaço sobrando e não pode perder tempo com material inútil, então só armazena as pedras que contenham indícios desses materiais. 

Imagem mostra o Perseverance ao por do sol em Marte
Imagem: Evgeniyqw/Shutterstock

Rocha de Marte

Quando acha uma rocha promissora, o rover usa seus instrumentos para escavar até o núcleo para detectar a possível presença de moléculas orgânicas e adicionar esse material em um tubo de ensaio em Marte. O rover hoje está na cratera Jezero, o delta de um antigo rio do planeta vermelho. 

publicidade

Leia também

“As rochas aqui no antigo delta do rio são incríveis, mas até agora nenhuma foi perfeita para #SamplingMars. Algumas muito frágeis, outras muito irregulares, mas tenho certeza de que encontrarei a certa em breve – não sou chamado Perseverance por nada”, explica a postagem.

publicidade

“Planejamos levar o rover até este alvo, estudar sua composição e, com sorte, coletar uma amostra”, completa o comunicado da Nasa. “Este processo levará vários sóis (dias em Marte) para ser concluído, mas todos nós estamos com os dedos cruzados para o sucesso”,finaliza. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!