Neste domingo (3), o Ministério da Saúde informou que, até o momento, o Brasil já registrou 76 casos de varíola dos macacos, doença também conhecida como monkeypox.  

São Paulo lidera o ranking de casos com 52 pacientes confirmados e seguido pelo Rio de Janeiro que já diagnosticou 16 pessoas com a doença. Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul estão empatados com 2 casos cada, enquanto o Distrito Federal e o Rio Grande do Norte registraram apenas um caso da doença. 

publicidade

“A pasta, por meio da Sala de Situação e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes”, disse o ministério. 

Leia também!

publicidade

Fiocruz conclui sequenciamento genético do vírus que causa a varíola dos macacos

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que concluiu o sequenciamento genético do vírus monkeypox (MPXV), que causa a varíola dos macacos. O microrganismo foi coletado de um paciente do Rio de Janeiro e serviu para identificar a linhagem que circula atualmente. 

Segundo nota à imprensa, divulgada pela Agência Brasil, a instituição informou que se trata de um vírus do clado B.1 (grupo de organismos originados de um único ancestral comum exclusivo). 

publicidade
Varíola dos Macacos
Imagem: Shutterstock/Tatiana Buzmakova

“A técnica permite o detalhamento do DNA do patógeno, contribuindo para um melhor entendimento do atual surto – que já ultrapassa 4,7 mil casos pelo mundo, segundo dados reunidos pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC/EUA)”, disse no informe. 

Via: Agência Brasil

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!