Conforme revelado pelo Olhar Digital no calendário astronômico de julho, o mês terá uma série de lançamentos de foguetes. A SpaceX, obviamente, não poderia ficar de fora. Das seis missões anunciadas pela empresa, cinco têm o objetivo de colocar em órbita satélites do serviço de internet banda larga Starlink, e uma é destinada a levar suprimentos à Estação Espacial Internacional (ISS).

Foguete Falcon 9 faz 13º lançamento nesta quinta-feira (7), um novo recorde de reutilização da SpaceX estabelecido no mês passado. Imagem: SpaceX

Nesta quinta-feira (7), um foguete Falcon 9 vai decolar da plataforma de lançamento 40 (LC-40) da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, às 10h da manhã (todos os horários informados no texto são com base no fuso de Brasília), carregando um lote de 53 satélites para a órbita baixa da Terra.

publicidade

Esta será a 13ª missão do modelo B1058, que se tornará o segundo booster a atingir esse número recorde de lançamentos da SpaceX, além de ser o 28º voo de um Falcon 9 em 2022. 

Estima-se que cerca de nove minutos após a decolagem, o primeiro estágio vai pousar na balsa-drone Just Read The Instructions (JRTI), já estrategicamente posicionada no Oceano Atlântico.

publicidade

No domingo (10), a empresa vai lançar outro lote de satélites Starlink, desta vez partindo  da Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, às 23h, com o primeiro estágio programado para pousar na balsa-drone Of Course I Still Love You (OCISLY).

Em seguida, será a vez da 25ª missão de Serviço de Reabastecimento Comercial (CRS-25) da SpaceX para a ISS, sob contrato com a NASA. O lançamento, adiado quatro vezes, também será noturno, aproximadamente às 22h30.

publicidade

Leia mais:

Depois disso, mais três lançamentos de satélites Starlink estão previstos para este mês, ainda sem data, sendo dois a partir da Flórida e um da Califórnia.

publicidade

Se todos eles forem bem sucedidos e ocorrerem dentro dos prazos estabelecidos, a SpaceX fecha julho com 33 lançamentos feitos em 2022, dois a mais do que o total de 2021. A empresa já atingiu mais da metade dos 52 planejados para o ano

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!