Medicina e Saúde

OMS pede ação urgente contra a varíola dos macacos

04/07/22 09h35
Homem sem camisa com brotoejas avermelhadas

Crédito: Berkay Ataseven - Shutterstock

Os casos de varíola dos macacos, ou monkeypox, estão aumentando em diversas regiões, principalmente na Europa, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, na última sexta-feira (1°), um comunicado pedindo uma ação “urgente e coordenada” para conter a propagação do vírus. 

“A região europeia da OMS representa quase 90% de todos os casos confirmados globalmente em laboratório e reportados desde meados de maio, a ação urgente e coordenada é imperativa se quisermos mudar o rumo na corrida contra a propagação da doença”, disse o diretor regional da OMS na Europa, Hans Henri P. Klug.  

O porta-voz do órgão de saúde também pediu que os governos europeus e entidades de vigilância sanitária intensifiquem os investimentos contra a doença, principalmente no sequenciamento genético do vírus.  

“Hoje, estou intensificando meu apelo aos governos e à sociedade civil para que aumentem os esforços nas próximas semanas e meses para evitar que a varíola dos macacos se estabeleça em uma área geográfica ainda maior”, disse. 

Imagem: Lightspring – Shutterstock

Varíola dos macacos: Brasil atinge 76 casos da doença

Neste domingo (3), o Ministério da Saúde informou que, até o momento, o Brasil já registrou 76 casos de varíola dos macacos, doença também conhecida como monkeypox.  

São Paulo lidera o ranking de casos com 52 pacientes confirmados e seguido pelo Rio de Janeiro que já diagnosticou 16 pessoas com a doença. Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul estão empatados com 2 casos cada, enquanto o Distrito Federal e o Rio Grande do Norte registraram apenas um caso da doença. 

Leia também!

“A pasta, por meio da Sala de Situação e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes”, disse o ministério. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Deixe sua opinião
Tags