Veículos e Tecnologia

Novo compacto utilitário off-road totalmente elétrico promete aventuras sem ruído; assista

Por Ronnie Mancuzo, editado por Acsa Gomes
05/07/22 08h02, atualizada em 06/07/22 20h03
O vídeo está sendo carregado - aguarde...

A texana Volcon ePowersports, nascida há apenas dois anos, está lançando um veículo utilitário (UTV) off-road totalmente elétrico capaz de realizar uma gama de tarefas sem ruído. O Stag é o novo integrante de um portfólio que já possui uma motocicleta elétrica para “todos os terrenos”, chamada Grunt, e um modelo menor da magrela de pneus grossos, chamado Runt e voltado para crianças.

Dotado de quatro rodas, o Stag já se mostra um pouco diferente de seus veículos irmãos. Sua criação foi pensada nos momentos de trabalho ou de aventura do motorista, “combinando desempenho e versatilidade”, conforme apresenta a empresa, com estabilidade aprimorada em configuração 4×4 sob demanda.

Leia também:

Um off-road elétrico para trabalho e aventuras

Imagem: Divulgação/Volcon ePowersports

Então, o UTV elétrico se mostra competente para transporte de equipamentos, idas a locais afastados “para pescar” ou até mesmo para rebocar (com capacidade para 906 kg nessa função). Sua potência é de 126 cv, com torque de 360 Nm. Mas, com um acessório exclusivo paddle shift e modo overboost instalado, o Stag pode ter sua potência geral de motor acima dos 141 cv. Dê uma olhada no veículo em ação:

Diante dessas características, temos um utilitário off-road que pode chegar a uma velocidade máxima de 130 km/h (em terrenos mais tranquilos). Sua bateria de 42 kWh fornece uma autonomia de 161 km, dependendo do modo de pilotagem em ação. O componente pode ser recarregado em menos de seis horas, usando um carregamento de nível 2.

Imagem: Divulgação/Volcon ePowersports

Outros recursos do Stag são a frenagem regenerativa, amortecedores totalmente ajustáveis, pneus BF Goodrich Mud-Terrain T/A KM3 de alto desempenho e uma variedade de acessórios opcionais. Incluindo para-brisas meio e completo, armazenamento rígido, armazenamento flexível, montagem de guincho, opções de para-choques dianteiro, sistemas de som e iluminação adicional.

Imagem: Divulgação/Volcon ePowersports

O Stag vem com duas câmeras embutidas, além de fornecer locais adicionais para mais câmeras ainda como acessórios. Há também hardware de computação integrado para processar videoclipes, um aplicativo dedicado e um cartão SIM baseado no plano e cobertura do serviço de celular do usuário.

As reservas para o UTV totalmente elétrico da Volcon já estão abertas, com o veículo saindo por um preço a partir de US$ 40 mil e entregas começando em meados de 2023. Em conversão direta, desconsiderando diferenças de impostos ou taxas, estamos falando de algo um pouco acima dos R$ 121 mil hoje (05).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Deixe sua opinião
Tags