Ciência e Espaço

NASA testa protótipos de carros elétricos que vão transportar astronautas até a base de lançamento

05/07/22 13h07

Imagem: Canoo

Em abril, o Olhar Digital noticiou que a NASA revelou detalhes do novo veículo que fará o transporte dos astronautas até a base de lançamento do megafoguete Space Launch System (SLS), para a primeira missão lunar tripulada à Lua após mais de 50 anos desde a última. 

Desenvolvido pela startup norte-americana Canoo, o carro tem o formato de um casulo e foi projetado para ter zero emissão de carbono. Serão fabricadas apenas três unidades, que deverão estar prontas até junho de 2023, quando ocorrerão os primeiros testes oficiais. 

Três protótipos do Canoo Lifestyle no Centro de Operações Neil Armstrong, da NASA. Imagem: Canoo

No entanto, três protótipos já estão prontos e foram revelados pela empresa nas redes sociais, mostrando um teste que conduziu técnicos da NASA Exploration Ground Systems vestidos com trajes de astronautas em um trajeto de 14 km do Centro de Operações Neil Armstrong até a plataforma de lançamento 39B no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida.

De acordo com o site da empresa, o veículo Canoo Lifestyle produz até 350 cavalos de potência com uma bateria de 80kWh, proporcionando um alcance de 400 km – o que é muito mais do que suficiente para percorrer o caminho citado acima, além de ser cinco vezes mais do que o exigido em contrato pela NASA.

Segundo o site CarBuzz, a agência também especificou que seria necessário um veículo espaçoso que pudesse acomodar quatro astronautas, três técnicos e o motorista, além de oferecer um espaço de armazenamento para seis malas e quatro unidades de resfriamento. Assim, a Canoo criou uma van de sete lugares e 58 metros cúbicos de espaço.

Leia mais:

Desconsiderando os adesivos de identificação da NASA, os carros nas fotos parecem idênticos às unidades de produção, que vão custar a partir de US$34.750 (aproximadamente, R$188 mil). 

Para o público em geral, serão quatro opções de acabamento: Básico, Delivery van, Premium e off-road Adventure. O modelo Delivery vem com apenas dois lugares, enquanto o Básico tem cinco e o Premium sete. 

Não foi informada a velocidade exata de carregamento, mas a Canoo diz que o veículo Lifestyle pode alcançar 80% de carga em apenas 28 minutos. 

A montadora planeja disponibilizar o Canoo Lifestyle ao mercado a partir de dezembro deste ano, mas, para os veículos da NASA, a empresa tem até junho de 2023 como prazo de entrega.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Tags