Nesta quarta-feira (6), o sinal da rede 5G começa a funcionar em Brasília. A capital federal é a primeira cidade a ter a nova forma de conexão de telefonia móvel em funcionamento no Brasil. Depois da cidade, outras quatro capitais seguem o caminho: São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), no Sudeste, Porto Alegre (RS), no Sul, e João Pessoa (PB), no Nordeste.

Moisés Moreira, conselheiro e vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foi quem confirmou a liberação do sinal em Brasília. A aprovação foi dada na segunda-feira (4), no evento Teletime Inc, em São Paulo. Lá, o grupo técnico do órgão que avaliou a desocupação da faixa de 3,5 gigahertz (GHz) aprovou a ativação.

Leia mais:

Depois do 5G em Brasília, as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa implantam o sinal. A data, porém, ainda não foi definida pela Anatel. A decisão foi tomada pela Entidade Administradora de Faixa (EAF), que listou as capitais como mais viáveis.

publicidade

Outras capitais estaduais devem ser anunciadas em breve. O prazo para que a rede 5G funcione em todas as principais cidades dos estados brasileiros vai até o dia 29 de setembro.

eleições 2022 congresso
Brasília é a primeira capital brasileira a liberar o sinal 5G. Imagem: Reprodução

Atualmente, a faixa é ocupada por empresas de antena parabólica que operam com a tecnologia Banda C. Essas companhias estão atrasadas na migração para a frequência chamada Banda Ku. A pandemia da Covid-19 também motivou outros atrasos.

Em novembro de 2021, o edital do leilão do 5G previa que todas as capitais deveriam ser atendidas pela faixa até 31 de julho. Mas, por causa da crise dos chips e atrasos na produção e importação de equipamentos empurraram o calendário.

Via: G1 / Agência Brasil

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!