Em um vídeo, o youtuber chinês WekiHome desmontou o Xiaomi 12S Ultra, e mostrou o tamanho do módulo impressionante da câmera principal de 1 polegada do celular em comparação com um módulo construído com base em um sensor ISOCELL GNV de 1/1,3 polegadas. O sensor do 12S Ultra é um modelo IMX989 desenvolvido pela Leica.

Vale apontar que um sensor de 1 polegada na verdade não tem uma diagonal realmente de 1 polegada. Isso pode parecer confuso, mas com a comparação na imagem abaixo fica mais fácil de entender.

O módulo de câmera do Xiaomi 12S Ultra comparado com um módulo GNV de 1/1,28 polegadas. Via YouTube

Pelo vídeo é possível ver que a câmera periscópio de 5 vezes e as câmeras ultrawide de 48 MP são compactadas o máximo possível, mesmo assim a placa-mãe com o chipset Snapdragon 8+ Gen 1 fica com pouco espaço no Xiaomi 12S Ultra. A bateria de 4.860mAh também ocupa uma parte considerável do interior do celular.

A solução da Xiaomi foi empilhar dois circuitos impressos para ter espaço suficiente para todos os componentes, com o chipset, a memória RAM e o armazenamento ficando ao fundo. Pasta térmica, folhas de cobre e uma câmara de vapor projetada sob medida foram usadas para o sistema de resfriamento. O interior dessa câmara de vapor aparece na faixa dos 10 minutos no vídeo.

publicidade

Leia mais:

Concluindo, só o módulo da câmera principal do Xiaomi 12S Ultra mede 11,06 mm de espessura, o que contribui para um nicho de câmera bem “grosso”, por assim dizer. Mas claro, a óptica que pode cobrir todo o sensor IMX989 precisa de espaço vertical mesmo, além do mais essa é uma lente 8P bastante complexa.

Via GSM Arena

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!