Quando o objetivo é melhorar a qualidade de vida daqueles que não têm acesso aos mesmos cuidados de saúde que o resto do mundo, toda ideia é válida. Uma delas é o Global Mercy, considerado o maior navio hospital do planeta. 

Além de prestar atendimento médico, a embarcação inaugurada recentemente em Dacar, capital do Senegal, também oferece treinamento para outros profissionais de saúde.

Entretanto, transformar o navio com capacidade para passageiros e transporte de carga em hospital flutuante não foi nada fácil. A responsável pelo projeto que começou em 2013, foi a empresa sueca Stena RoRo.

Além de prestar atendimento médico, a embarcação inaugurada em Dacar, capital do Senegal, também oferece treinamento para outros profissionais de saúde.
Global Mercy, o maior hospital flutuante do mundo. Imagem: Mercyships/Divulgação

A construtora teve que encontrar maneiras de integrar instalações como salas de cirurgia e laboratórios, criando uma seção hospitalar completa de 7 mil metros quadrados. Ao todo, são seis salas de cirurgia, um laboratório, uma clínica oftalmológica, uma clínica odontológica e diversos ambulatórios. 

publicidade

Além de projetar um layout específico para a embarcação, a Stena RoRo trabalhou em um formato especial para o casco, adicionando um sistema de ventilação personalizado que ajuda a atenuar ruídos e vibrações.

Ao todo, o hospital flutuante tem capacidade para acomodar 200 pacientes e 950 ocupantes, incluindo voluntários e tripulantes.

Veja também:

Primeira missão humanitária em curso

O Global Mercy já começou a atuar na sua primeira missão pelo continente africano, fornecendo treinamento cirúrgico para mais de 250 profissionais de saúde. A meta é realizar mais de 5 mil cirurgias e 28 mil tratamentos odontológicos por ano pelos próximos 50 anos.

O hospital flutuante saiu do papel graças à Mercy Ships, uma ONG que apoia os cuidados médicos na África. A organização também possui outro navio similar, o Africa Mercy, que serve de apoio para o irmão mais novo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!