Os casos de varíola dos macacos sobem a cada dia, levando a Organização Mundial de Saúde (OMS) a avaliar o agravamento do surto. A doença acaba levantando uma dúvida: pode a vacina da varíola humana ajudar a conter o problema? A resposta depende.

Primeiro, é preciso entender que, atualmente, existem duas vacinas contra a varíola humana. A primeira usa o vírus replicante, confeccionada a partir do vírus vaccinia e conhecida nos Estados Unidos, onde é amplamente usada, como ACAM2000. A outra usa o vírus não replicante, mas ainda assim vivo, chamada Jynneos, com produção limitada.

Leia mais:

De acordo com a médica infectologista Vera Magalhães, as duas vacinas são eficientes em 85% dos casos contra a varíola dos macacos estudada na África. Mas, a doença que está circulando atualmente é de uma cepa diferente da que é endêmica no continente africano.

publicidade

Assim, não há estudos mostrando que há proteção, então não dá para saber, com segurança absoluta, que elas protegem da nova cepa. Por funcionarem no vírus anterior, continuou a médica, ainda não foi confeccionada uma nova vacina direcionada para a varíola dos macacos.

Mas, é possível sim usar as vacinas contra a varíola humana em caso emergencial. “A vacina ACAM2000 pode gerar efeitos adversos e não pode ser aplicada em pessoas imunodeficientes, gestantes, pessoas com dermatite atópica ou outras doenças dermatológicas, em pessoas com cardiopatia. Tem essa restrição. Ela é extremamente eficiente e foi com ela que conseguimos erradicar a varíola humana”, explicou Magalhães, em entrevista ao Olhar Digital.

A Jynneos, porém, é mais restrita, mas pode ser aplicada em pessoas com imunodeficiência, pois tem o vírus vivo não replicante. Por outro lado, ela não está recomendada amplamente contra a varíola dos macacos. O que pode ser feito é uma profilaxia pós exposição em grupos específicos.

“Habitantes da casa que têm alto risco de adoecer de forma grave da varíola dos macacos pode ser vacinada, o ideal que até quatro dias após o contato com a pessoa doente. Também está direcionada a pessoas que trabalham em laboratório com esse tipo de doença”, explicou a infectologista.

Os primeiros sintomas começam a surgir de 10 a 14 dias após a infecção. Imagem: Irina Starikova3432 – Shutterstock

Dá ainda para aplicar a vacina até 14 dias após a exposição, sem impedir a infecção. Nesse caso, o imunizante vai diminuir a gravidade da doença. Porém, é bom reforçar: ela é recomendada apenas para esses grupos, não para a comunidade toda.

A doença segue sendo acompanhada de perto pela OMS, enquanto outras vacinas passam por testes. Para a médica, é preciso aprender com a nova cepa, pelas características diferentes da varíola dos macacos endêmica no continente importante. Por enquanto, é preciso manter as formas de prevenção.

Lave bem as mãos com água e sabão e higienize bancadas e equipamentos de uso comum. Mantenha relações sexuais com o uso de preservativos. Também é importante evitar o contato com animais doentes ou mortos que possam estar infectados.

Caso conviva com alguém que contraiu a doença, é preciso lavar pertences da pessoa infectada, como lençóis e roupas, além de não compartilhar, assim como utensílios domésticos. O lixo precisa ser descartado em local adequado e as feridas não devem ser tocadas diretamente. É bom ainda manter o ambiente arejado.

Os principais sintomas da varíola dos macacos são:  

  • febre; 
  • dor de cabeça; 
  • dor nas costas ou musculares;  
  • inflamações nos nódulos linfáticos; 
  • calafrios; 
  • exaustão; 
  • coceira que geralmente começa no rosto; 
  • lesões na pele.  

O período de incubação do vírus varia de sete a 21 dias, mas os sintomas começam a surgir entre 10 e 14 dias após a infecção. A transmissão é feita por meio de contato direto com animais ou pessoas contaminadas, além de objetos infectados. O tratamento da varíola dos macacos pode ser feito com antivirais e, caso não seja tratada, a doença pode levar a morte.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!