A Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA (NHTSA) anunciou que está examinando de perto dois acidentes fatais recentes envolvendo veículos da Tesla. No primeiro, registrado em junho, uma pedestre foi morta por um Model 3 na Califórnia. O outro aconteceu no estado da Flórida nesta quarta-feira, dia 6 de julho.

Segundo as informações da Reuters, um Tesla colidiu com a traseira de um trailer estacionado em uma parada de caminhões. Os dois ocupantes do veículo, o motorista de 66 anos e um passageiro de 67, morreram. 

publicidade
Tesla Model Y
Imagem: Christopher Lyzcen/Shutterstock

Por enquanto, a Patrulha Rodoviária da Flórida declarou que a colisão aconteceu por “razões desconhecidas”. O que ainda não ficou claro é se o sistema de piloto automático estava acionado antes dos acidentes. A NHTSA, que está em contato com a Tesla, trabalha justamente para encontrar a raiz do problema.

Recall não foi descartado pela NHTSA

Em comunicado oficial, os reguladores afirmam que vão reforçar as investigações sobre o ‘Tesla Autopilot’. Se forem constatados riscos de segurança que prejudiquem o motorista, as autoridades podem exigir um recall, o que, segundo os dados da NHTSA, envolveria 830 mil veículos.

publicidade

Ao todo, a NHTSA informa que está investigando 16 acidentes ligados ao uso do piloto automático, o que resultou em 15 feridos e uma morte até aqui. Segundo as autoridades, a maioria das ocorrências ocorre à noite, com o software da Tesla ignorando luzes de advertência, sinalizadores e até cones na estrada. 

Vale destacar que a montadora lidera a lista do governo americano de colisões que ocorreram por uso de recursos de assistência ao motorista. A primeira pessoa que morreu guiando com o ‘Tesla Autopilot’ ativado foi Joshua Brown, quando seu Model S também colidiu com um trailer em 2016 na Flórida. 

publicidade

Via: Reuters, The Verge 

Veja também:

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!