O ASMR é um termo relativamente novo que tem despertado cada vez mais a curiosidade das pessoas. Mas o que significa ASMR? Esse acrônimo significa “autonomous sensory meridian response” e refere-se a uma reação fisiológica, provocada por sons específicos, que produz sensações agradáveis nos ouvidos e na cabeça. Neste artigo, vamos explicar melhor esses sons, os principais canais de transmissão e os efeitos que eles podem causar.

O que é ASMR?

ASMR é um termo usado para descrever a sensação de bem-estar que algumas pessoas experimentam quando ouvem certos sons. A sigla ASMR significa “Autonomous Sensory Meridian Response”, que em português significa “Resposta Sensorial Meridiana Autônoma”.

Quais são os tipos de ASMR?

Existem diversos tipos de ASMR, cada um com sons diferentes que podem causar sensações variadas. Alguns dos principais tipos são:

  • Brushing: esse é o tipo mais conhecido e consiste em escutar os sons de alguém limpando ou passando as mãos em alguma superfície.
  • Crinkling: esse tipo é causado pelo som de papéis sendo dobrados ou rasgados.
  • Eating: esse tipo inclui os sons produzidos durante a mastigação ou deglutição.
  • Haircut: esse tipo é causado pelo som de tesouras cortando o cabelo.
  • Mouth sounds: são sons produzidos por movimentos da boca, como assobios, estalos ou sussurros.
  • Whispering: esse tipo é causado pelo som de alguém sussurrando perto do ouvido.

Qual o efeito do ASMR?

Jovem descansando enquanto ouve ASMR. Imagem: Shutterstock
Jovem descansando enquanto ouve ASMR. Imagem: Shutterstock

ASMR é uma experiência subjetiva, ou seja, cada pessoa percebe de um jeito diferente. Algumas pessoas relatam que ao ouvir certos sons, sentem um arrepio na espinha, outras dizem que ficam com a sensação de formigamento no corpo e algumas chegam a adormecer.

publicidade

Apesar de ainda não haver uma definição científica para ASMR, estudos sugerem que essa sensação pode ser causada por uma diminuição da atividade do nosso sistema nervoso simpático, ou seja, aquele que controla as respostas do nosso corpo ao estresse.

Alguns especialistas afirmam que ASMR pode ser uma forma de meditação, pois as pessoas que o experimentam ficam num estado de relaxamento profundo e conseguem focar melhor naquilo que estão fazendo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!