O provedor de internet canadense Rogers Communications disse hoje que resolveu o problema de conexão para a “grande maioria” de seus clientes. Ontem, sexta-feira, uma falha da companhia derrubou os serviços de internet, celular e telefone residencial para aproximadamente 25% do Canadá. 

Em um post no Twitter nesta manhã, o Rogers explicou que alguns clientes “podem experimentar um atraso na recuperação do serviço completo”, enquanto a companhia trabalha para reestabelecer a conexão.

Segundo a CBC, o Rogers presta serviços de celular para 9 milhões de pessoas, além de fornecer TV a cabo e internet para quase 3 milhões de canadenses. A queda afetou as subsidiárias de celular do Rogers Fido e Chatr, e derrubou serviços essenciais como chamadas de emergência, transações com cartão de débito, caixas eletrônicos e agências governamentais, incluindo a Receita Federal canadense.

Um gráfico compartilhado pela NetBlocks mostra os dados de tráfego de internet em tempo real no Canadá, indicando que o Rogers começou a restaurar a conectividade por volta das 00:00 do horário local no sábado de manhã.

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O Rogers ainda não revelou o que causou a queda na conexão, mas o Communications Security Establishment do Canadá disse que “não há indicação” de ciberataque. Especialistas da Cloudflare também disseram que a queda provavelmente foi causada por “um erro interno, não um ataque cibernético”.

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“Mais uma vez, pedimos sinceras desculpas pelos problemas que a queda causou aos nossos clientes e daremos descontos proativos a todos os clientes”, diz o aviso do Rogers. “Não é preciso entrar em contato conosco para obter o desconto, já que isso será aplicado automaticamente em todas as contas afetadas.”

Via The Verge

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