O provedor de internet canadense Rogers Communications disse hoje que resolveu o problema de conexão para a “grande maioria” de seus clientes. Ontem, sexta-feira, uma falha da companhia derrubou os serviços de internet, celular e telefone residencial para aproximadamente 25% do Canadá.
Em um post no Twitter nesta manhã, o Rogers explicou que alguns clientes “podem experimentar um atraso na recuperação do serviço completo”, enquanto a companhia trabalha para reestabelecer a conexão.
Segundo a CBC, o Rogers presta serviços de celular para 9 milhões de pessoas, além de fornecer TV a cabo e internet para quase 3 milhões de canadenses. A queda afetou as subsidiárias de celular do Rogers Fido e Chatr, e derrubou serviços essenciais como chamadas de emergência, transações com cartão de débito, caixas eletrônicos e agências governamentais, incluindo a Receita Federal canadense.
Um gráfico compartilhado pela NetBlocks mostra os dados de tráfego de internet em tempo real no Canadá, indicando que o Rogers começou a restaurar a conectividade por volta das 00:00 do horário local no sábado de manhã.
O Rogers ainda não revelou o que causou a queda na conexão, mas o Communications Security Establishment do Canadá disse que “não há indicação” de ciberataque. Especialistas da Cloudflare também disseram que a queda provavelmente foi causada por “um erro interno, não um ataque cibernético”.
Leia mais:
- Canadá enfrenta graves problemas de conexão por falha em provedor
- Ex-funcionário do governo do Canadá admite ter colaborado com gangue de ransomware russa
- Como melhorar o sinal da conexão Wi-Fi
“Mais uma vez, pedimos sinceras desculpas pelos problemas que a queda causou aos nossos clientes e daremos descontos proativos a todos os clientes”, diz o aviso do Rogers. “Não é preciso entrar em contato conosco para obter o desconto, já que isso será aplicado automaticamente em todas as contas afetadas.”
Via The Verge
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!