Em janeiro, a Ericsson abriu um novo processo contra a Apple por infração de patentes de 5G. Agora, a gigante de telecomunicações conseguiu sua primeira vitória legal nesse sentido, com a Colômbia proibindo a venda de iPhone 12, iPhone 13 e iPad Pro com 5G no país.

Apple está lutando contra a liminar, mas é acusada de hipocrisia por se opor a três táticas legais que ela mesma usou no passado.

publicidade

Resumindo toda a polêmica, a Apple deixou de pagar licenças de patentes a Ericsson em 2021, alegando que os valores eram excessivos. Sendo assim, a Ericsson acusou a Apple de infringir suas patentes em relação aos chips 5G usados ​​nos iPhones atuais.

A Foss Patents informou agora que a Colômbia se posicionou do lado da Ericsson, efetivamente proibindo a venda de iPhones no país. “Menos de seis meses após o início da atual onda de ações de violação de patente Ericsson v. Apple, a primeira proibição de vendas e importação já está sendo aplicada”, diz a companhia.

publicidade

“Atualmente, a Apple não pode vender iPhones e iPads 5G na Colômbia ou importá-los para o país sul-americano. A determinação da violação já foi feita em abril. O tribunal exige que a Apple faça mais do que apenas interromper suas vendas de dispositivos 5G. A companhia deve avisar lojas, varejistas, proprietários de plataformas de mídia social, mídia de massa e plataformas de comércio eletrônico no território da Colômbia para garantir a conformidade.”

Como contra-ataque, a Apple está solicitando nos EUA uma indenização contra a Ericsson por sua perda de receita na Colômbia.

publicidade

Leia mais:

Como o 9to5Mac apontou, essa decisão em particular não é um grande problema para a Apple. A Colômbia é um mercado minúsculo para vendas de iPhone e iPad, e a perda de receita no país será pouco relevante para a companhia.

publicidade

No entanto, outros países podem seguir o exemplo da Colômbia, e como a Apple não nega que está infringindo as patentes da Ericsson, ela tem poucos argumentos de defesa contra as mesmas acusações em outros países.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!