O Google entrou com uma nova ação contra o Match Group, empresa americana que engloba diversos apps de namoro, inclusive o Tinder.

Esta ação vem como resposta ao processo que o Match Group deu entrada em maio contra o Google. De acordo com o Match Group, o Google força os aplicativos a usar seu próprio sistema de pagamentos e, em seguida, recebe uma parte das assinaturas contratadas. Assim, de acordo com o Match Group, isto se configuraria como um monopólio do Google em apps de pagamento do Android.

As empresas chegaram a um acordo temporário ainda em maio, onde concordaram em como seguiriam suas operações durante o decorrer do processo judicial. Por um lado, o Match Group diz que o Google se comprometeu a não banir ou bloquear seus aplicativos de namoro do Google Play por oferecer formas de pagamento alternativas. Já o Match, em vez de pagar as taxas do Google, colocaria US$ 40 milhões em uma conta como garantia até o resultado da ação ser determinado em juízo.

Mas agora o Google respondeu à alegação do Match Group com uma nova ação judicial, que se refere à reclamação original do Match como uma “tentativa cínica” de aproveitar a plataforma de distribuição do Google Play e outras ferramentas ao tentar evitar as taxas do Google. Segundo a ação do Google, o Match Group está enganando o tribunal ao dizer que o Google simplesmente fornece taxas de processamento de pagamento aos aplicativos distribuídos em sua plataforma.

publicidade

Leia mias:

“Embora o Match Group afirme que o Google Play fornece apenas processamento de pagamentos, isso simplesmente não é verdade,” diz o Google na ação. “O Google Play fornece ferramentas e uma plataforma de distribuição global que permitiu que o Match Group prosperasse e criasse uma rede bem-sucedida de usuários que é fundamental para seus aplicativos de namoro. O Match Group agora busca acessar a plataforma de distribuição global do Google Play e os usuários e aproveitar os investimentos substanciais do Google na plataforma, tudo de graça.”

O processo está tramitando no Tribunal Distrital dos EUA, Distrito Norte da Califórnia.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!