O câncer de pulmão é mais observado em pessoas que fumam cigarros. Mas, os não fumantes também correm o risco de desenvolver a doença, como aconteceu recentemente com Mauro Machado, pai da cantora Anitta. Sem nunca ter fumado, ele foi diagnosticado em junho e já passou por cirurgia. Esse grupo, porém, tem mais chances de cura.

Mesmo com o tabagismo sendo o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão, a última década contou com o alarmante crescimento no número de pessoas que não têm o vício no cigarro acometidas pela doença.

Leia mais:

Essas pessoas são vítimas da poluição do ar e também do fumo passivo. Os dois fatores de risco são reconhecidos pela ciência. Além disso, há ainda a exposição a agentes carcinogênicos, como a fumaça causada pela queima do diesel e o gás radônio e mutações genéticas espontâneas.

publicidade

Os não fumantes devem ainda prestar atenção nos casos de câncer de pulmão na família e buscar especialistas. O tempo do diagnóstico, destaca o cirurgião torácico Wolfgang Aguiar, precisa estar sempre a favor. “Quanto mais cedo, melhor”, disse o médico.

wolfgang aguiar cirurgião torácico
O médico cirurgião torácico Wolfgang Aguiar destaca que pessoas não fumantes tem boas perspectivas de cura. Imagem: Arquivo pessoal

E ainda há grandes perspectivas de melhora, como no caso de Mauro Machado. “Há estudos que indicam que os indivíduos que não possuem o hábito do tabagismo respondem melhor aos tratamentos e apresentam maior taxa de cura em relação aos fumantes”, concluiu o cirurgião.

Por ter descoberto logo a doença, o pai de Anitta conseguiu logo remover o problema. Ele descobriu o câncer de pulmão após sofrer um acidente vascular cerebral no dia 5 de junho. Socorrido rapidamente, os exames apontaram o tumor, logo operado e chegando à cura.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!