O mundo online cada dia te proporciona um volume maior de oportunidades e inovações, seja para pesquisas, imagens e bancos. Tudo isso podendo ser acessado na palma da sua mão, com apenas um smartphone, porém, junto com todos esses benefícios, também existem alguns riscos, e cibercriminosos se aproveitam disso para aplicar golpes nas redes sociais com o intuito de roubar os dados dos usuários.

Um dos golpes em que nós brasileiros mais estamos acostumados é o chamado Phishing, porém, as coisas estão mudando e os hackers agora visam principalmente usuários que utilizam as redes sociais, como Instagram, Facebook e até o aplicativo de mensagens WhatsApp.

publicidade

Leia mais:

Antes de explicar melhor sobre os golpes no mundo digital, o que preciso ressaltar, é que você usuário não compartilhe nenhuma senha, seja por e-mails ou redes sociais, além disso, se você receber um link que desconhece, desconfie, pois esse é o golpe mais comum aplicado pelos cibercriminosos, chamado de ‘phishing’, que nada mais é do que o envio de um site malicioso, geralmente via e-mail, SMS e agora o WhatsApp, que tem se tornado o meio preferencial.

publicidade

Assim, quando você desconhece e acaba preenchendo esse formulário no site falso, está fornecendo os seus dados para um golpista, que pode utilizá-los para uma série de ações maliciosas e, dependendo da informação transmitida, até clonar o WhatsApp da vítima. Minha dica é, seja sempre cauteloso, desconfie da origem, sempre procure identificar a fonte e fique atento à ortografia, pois, conteúdos e informações inventadas costumam ter erros de português.

Destaco também que durante o período auge da pandemia, nos anos de 2020 e 2021, o Brasil foi o país com maior número de ataques dessas mensagens fraudulentas (phishing). Na minha visão, quem navega no mundo online deve evitar sempre expor os dados pessoais nas redes sociais, como nome completo ou CPF, e nunca deixar o perfil de forma pública.

publicidade

Um dos golpes mais comuns nas redes sociais é o sequestro de perfil do Instagram, em que os criminosos invadem a conta da vítima, e começam a oferecer produtos ou serviços falsos via pagamento pelo Pix. Em alguns casos, esses hackers também chegam a abrir contas digitais utilizando os dados do usuário.
Um dos modos que utilizam para obter o controle de sua conta, é enviar mensagens via direct, com o falso recebimento de selo azul. Ao clicar no link dessa mensagem enviada e preencher os dados, o hacker invade a sua conta, altera o e-mail, telefone e até o idioma do perfil.

Minha dica para que você não caía neste tipo de golpe é habilitar a verificação em duas etapas no aplicativo e no e-mail vinculado. Destaco aqui também que a verificação por SMS ou WhatsApp, não irá garantir sua segurança, e recomendo a utilização de aplicativos autenticadores, além de ressaltar que o Instagram não envia mensagens via direct, mas apenas pelo e-mail do aplicativo.

publicidade

Na minha opinião, uma das primeiras orientações caso você tenha sido vítima de algum golpe nas redes sociais, é necessário efetuar o registro da ocorrência em uma delegacia mais próxima, principalmente em casos de invasões de perfil ou contas bancárias, além de não esquecer de possuir senhas fortes e únicas para cada perfil, com combinações de letras maiúsculas, minúsculas e números. Desconfie de grandes promoções, não confie em mensagens pedindo informações pessoais ou dinheiro e sempre deixe ativo a autenticação de dois fatores nas configurações das suas contas.

*Daniel Mizga é Head de Segurança da Informação da Softplan

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!