O chefe de produto para plataformas e desenvolvedores do Twitter, Amir Shevat, anunciou que a rede social está testando um novo recurso que mostrará aos usuários timelines personalizadas. Construídas por desenvolvedores, essas timelines vão mesclar Tweets com outras mídias sobre os temas e interesses semelhantes com base numa combinação de conteúdos espelhados de hashtags, contas e outros. Amir fez o anúncio através de um tweet, que estava acompanhado por uma foto de uma timeline personalizada, feita pelos criadores do programa de reality show norte-americano, The Bachelorette.

O Twitter avisou que a timeline de The Bachelorette ficará disponível apenas para “um pequeno grupo de pessoas nos Estados Unidos e no Canadá, por 10 semanas”. Os usuários que foram incluídos nesse teste irão receber um aviso na web para deixar a timeline fixa ao lado da timeline de início.

Também observaram que o conteúdo da timeline será mais “selecionado e organizado com base na relevância do tema da timeline, usando informações como termos de pesquisa, tópicos importantes e curadoria manual”, então você não conseguirá mudar a visualização de tweets mais recentes.

Leia mais:

publicidade

Se a ideia da “Linha do Tempo” dessa forma progredir para além da fase de experimentação, as timelines personalizadas mostram como o Twitter segue buscando mais formas de alcançar usuários do mercado de massa que podem não querer passar pelo trabalho de fazer a própria seleção dos conteúdos de interesse especial dentro do próprio feed.

Também abre portas para que, a longo prazo, pessoas possam construir diferentes fluxos no Twitter, para diferentes usos simultâneos, como por exemplo se você for fã de um esporte específico, mas também quer usar o Twitter para ficar por dentro das notícias para o trabalho e não quer se distrair com um ao tentar de concentrar no outro.

“As timelines personalizadas são feeds pós curadoria. Esses feeds podem ser criados por terceiros que selecionam e fornecem conteúdo em torno de interesses e eventos, ou pelo Twitter com base em insights gerais. Por exemplo, a Linha do Tempo de Vídeos Populares criada pelo próprio Twitter usa informações semelhantes à forma como selecionamos tópicos para preencher e recomendar conteúdo de vídeo”, disse a empresa na página de suporte para timelines personalizadas.

O Twitter tem sido popular nos últimos anos por conta de seus sentimentos alternados quando se trata dos desenvolvedores. No começo, foi muito aberto para terceiros construírem interfaces personalizadas para usar o aplicativo, porém se afastaram desse processo e focaram naqueles que estão fazendo construções em casos de uso específicos.

Agora a empresa está sediando sua conferência de novembro depois de mais de dez anos, com desenvolvedores Chirp, para que possamos ouvir mais acerca da descentralização e cronogramas personalizados naquele momento.

O app do Twitter vem explorando mídias sociais descentralizadas através do projeto Bluesky há alguns anos, mas não houve nenhum anúncio voltado para o consumidor da equipe.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!