A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que a empresa General Mills Brasil Alimentos está recolhendo voluntariamente lotes do sorvete sabor baunilha da marca Häagen-Dazs. Mais especificamente, aqueles nas embalagens de 415 gramas (473 ml) com validade entre 7/7/2022 e 18/7/2023, vendidos a consumidores finais.

Esse recolhimento voluntário está ocorrendo em nível global, devido à presença da substância 2-cloroetanol (2-CE) encontrada no aroma de baunilha do sorvete importado da França. Não há restrições de comercialização e consumo dos demais sabores de sorvetes da Häagen-Dazs.

Leia também:

Substância perigosa

A 2-CE está relacionada ao óxido de etileno (ETO), para o qual não é possível afastar o potencial mutagênico (que pode causar alterações capazes de provocar danos às células humanas) e genotóxico, (que pode causar alterações no material genético). Não só isso. O ETO é classificado como substância com propriedades carcinogênicas, ou seja, que podem causar câncer.

publicidade

Segundo a agência brasileira, considerando as informações científicas disponíveis, não é possível descartar a genotoxicidade da 2-CE detectada nesses lotes específicos de sorvete da marca que estão sendo recolhidos. Além disso, “não existem limites residuais aceitáveis para essa substância em alimentos”, diz a Anvisa, complementando que o alimento não deve ser consumido.

A agência orienta os consumidores a guardar a embalagem e entrar em contato com a empresa General Mills pelo telefone 0800 031 0707 ou por e-mail ([email protected]), para esclarecimentos, troca ou reembolso. O recolhimento de alimentos faz parte das Boas Práticas de Fabricação (BPF), onde as empresas devem implementar medidas de controle de qualidade no Brasil.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Imagem: Ulrike Mai/Pixabay/CC

Via Agência Brasil