O uso de criptoativos como forma de pagamento está com os dias contados na Rússia. O presidente Vladimir Putin assinou uma nova lei proibindo que ativos digitais como Bitcoin e NFTs sejam usados para pagar por bens e serviços.

De acordo com a nova lei russa, exchanges e provedores de criptoativos não poderão mais aceitar transações de ativos digitais que podem ser interpretadas como forma de pagamento por qualquer coisa.

“É proibido transferir ou aceitar ativos financeiros digitais como uma consideração de transferência de bens, realização de trabalhos ou serviços, assim como qualquer outra forma que permita que um aceite o pagamento de bens (trabalhos ou serviços) por um ativo financeiro digital, com exceções definidas por leis federais”, diz o texto do projeto.

Leia mais:

publicidade

A Rússia não é muito fã de criptoativos, e as ressalvas do governo de Putin para bitcoins e similares não é novidade. O Banco Central da Rússia já solicitou um banimento total de qualquer tipo de criptomoeda, o que não ocorreu devido à oposição do Ministério das Finanças do país.

A nova legislação, no entanto, limita bastante o potencial das criptomoedas e de criptoativos como NFT no país, embora não resulte em um banimento completo, já que russos continuarão podendo investir e minerar Bitcoin e similares. A lei passa a valer em todo o território russo dentro de 10 dias.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!