Na última quinta-feira (14), a cidade de Vinnystia, na Ucrânia, foi bombardeada por três mísseis russos do modelo Kalibr. Mais de 100 pessoas ficaram feridas no ataque e 23 morreram, sendo três crianças.

Mesmo longe do raio de combate após a invasão russa ao país vizinho, Vinnystia foi atingida graças à precisão dos mísseis 3M-54 Kalibr, que podem ser disparados de navios, submarinos, caças e carretas de blindagem leve.

Leia mais:

O artefato pode percorrer uma distância de 2 mil quilômetros e levar 700 quilos de explosivos, que podem ser nuclear. As versões de exportação derivadas são as 3M54E, 3M54E1, 3M14E, 91RE1, 91RTE2, 3M54T, 3M54K, 3M54A, 3M54E (3M54TE), 3M54KE e 3M54AE.

publicidade

De acordo com o colunista do Estadão, Roberto Godoy, as forças armadas do Kremlin usam a versão 3M-14T do Kalibr, cujo míssil custa US$ 900 mil (R$ 4,9 milhões), tem 6,5 metros e pesa 1,5 tonelada.

“O alcance e a precisão dos [mísseis] Kalibr permitem à Marinha da Rússia manter na mira alvos remotos, controlá-los e destruí-los facilmente”, explicou o especialista em segurança Alex Betley ao Sputinik Brasil, imprensa estatal russa.

Conheça também o ‘Satanás II’, novo míssil nuclear de Vladimir Putin

Em abril, o presidente russo fez um discurso na TV após a Rússia testar com sucesso um novo míssil nuclear balístico intercontinental oficialmente chamado de RS-28 Sarmat e apelidado de ‘Satanás II’ (Satan ll, em inglês) pela OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Segundo Putin, o míssil é capaz de lançar 15 ogivas nucleares em qualquer lugar do mundo e faz qualquer país “pensar duas vezes” antes de fazer ameaças contra a Rússia pois a arma “é capaz de superar todos os meios modernos de defesa antimísseis”.

O artefato tem 35,3 metros de comprimento e pesa 220 toneladas. Ele começou a ser desenvolvido em 2000 para substituir o R-36 ou Voevoda da era Sovet, apelidado de ‘Satanás’ pela OTAN, que pode transportar até 10 ogivas nucleares leves em uma matriz conhecida como MIRV (Multiple Independently Targetable Re-Entry Vehicles).

Segundo o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais dos EUA (CSIS), o novo míssil ampliou para 15 ogivas e tem um alcance estimado entre 10.000 a 18.000 km. Já o Voevoda tem alcance de 10.200 a 16.000 km.

Satan II
O Satan II, novo míssil nuclear da Rússia, pode chegar a qualquer lugar do planeta e conta com sistema autônomo para evitar detecção. Imagem: Business Insider, via TASS

Putin também enfatizou que as peças do RS-28 Sarmat são fabricadas exclusivamente na Rússia, o que, de acordo com ele, tornará sua produção em massa “mais fácil e acelerará o processo de fornecê-las para a Força de Mísseis Estratégicos [do país]”.

O ‘Satanás II’ foi lançado do Cosmódromo de Plesetsk e suas “ogivas de prática” atingiram alvos designados no Campo de Testes de Mísseis Kura, na Península de Kamchatka.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!