O dia 17 de julho recebeu um evento raro para a astronomia: pela primeira vez em 70 anos, o asteroide 2022 KY4, que possui o tamanho próximo de um prédio de 50 andares, se aproximou da Terra.

As visitas deste enorme cometa, com quase 90 metros de largura, são sempre raras e a próxima deve acontecer em 2048. Apesar do tamanho e de estar relativamente “perto” da Terra, o asteroide (felizmente) não está em rota de colisão conosco. 

Asteroide próximo da Terra

Aliás, ele passou a quase 6,1 milhões de quilômetros da gente, uma distância bastante segura. Isso é bem mais distante, por exemplo, do que o asteroide 2022 NF, que passou raspando a 90 mil quilômetros de distância da Terra no último dia 7.

Leia também

publicidade

Segundo a NASA, o asteroide agora entra em uma longa jornada viajando a cerca de 7.6 quilômetros por segundos e vai voltar a nos visitar em 2048. Ele esteve aqui perto também em 1949 e 1959. Existe um risco, muito pequeno é verdade, de o asteroide mudar de órbita, caso interaja com a gravidade de outro astro, por exemplo, e entrar em rota de colisão com a Terra em uma aproximação futura.

No entanto, caso isso aconteça, poderemos já estarmos preparados. A NASA lançou recentemente a missão DART, que tem como objetivo colidir com um asteroide para testar a capacidade de defesa da Terra contra futuras ameaças. A colisão está marcada para acontecer em novembro deste ano ainda. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!