Depois de flagrar um incrível eclipse da lua Fobos, em Marte, e registrar pontos curiosos da geologia local, como uma rocha em formato de cobra, o rover Perseverance fez mais uma captura, no mínimo, intrigante: na imagem feita pelo veículo na última terça-feira (12), é possível ver o que parece ser uma porção de espaguete caída no chão do planeta.

Para os ansiosos por notícias sobre a existência de vida alienígena, sentimos informar que não, não é um resto de jantar derrubado por nenhum marciano desastrado na hora de comer.

publicidade
Imagem registrada pelo rover Perseverance, da NASA, em Marte, mostra o que parece ser um punhado de espaguete. Na verdade, trata-se, muito provavelmente, de lixo espacial gerado na chegada do próprio robô ao planeta. Imagem: NASA/JPL-Caltech

De acordo com um comunicado da NASA, o registro foi feito às 16h56 (horário solar médio de Marte) por uma das câmeras usadas pelo Perseverance para evitar obstáculos, localizada à frente e à direita do rover. 

Ainda segundo a agência, a explicação mais plausível para o estranho objeto é que se trata de mais um pedaço de lixo espacial remanescente da chegada do próprio rover ao planeta, em fevereiro de 2021.

publicidade

Leia mais:

Há pouco mais de um mês, na mesma região, ele encontrou parte do cobertor térmico utilizado durante sua descida à superfície marciana. Em julho do ano passado, “Percy” (como é carinhosamente chamado pela equipe de cientistas da missão) fotografou uma broca que, segundo a NASA, foi largada por ele mesmo durante uma troca de equipamentos.

publicidade

Enquanto isso, o rover segue coletando amostras de Marte, que devem ser trazidas à Terra em 2033. A missão de retorno das amostras coletadas pelo Perseverance prevê o envio de dois módulos de pouso ao Planeta Vermelho, que devem se encontrar com o rover para que as amostras sejam depositadas em seus contêineres.

Em seguida, essas amostras devem ser lançadas em direção a uma sonda na órbita do planeta, que será responsável por retornar com o material à Terra.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!