Esgotamento de colaboradores e das equipes de TI, muitos pontos de acesso para invasores e a desigualdade entre escritório e trabalho remoto: a necessidade de se enfrentar os desafios do trabalho híbrido

A adoção do trabalho híbrido é uma tarefa complexa, e empresas como a Citrix, líder em tecnologias de espaço de trabalho digital, nos confirmam isso, segundo os dados coletados no seu estudo exclusivo ‘Desmistificar o trabalho híbrido’: 70% das transformações digitais falham, principalmente por problemas relacionados a pessoas e cultura, com base nas estatísticas do relatório produzido pela consultoria McKinsey.

Grandes desafios tecnológicos e problemas relacionados aos colaboradores podem ser apontados como as principais causas. De acordo com uma pesquisa realizada em 2021 pela Citrix, em conjunto com a OnePoll, agência de pesquisa de mercado, 33% dos trabalhadores afirmaram estar em contato com 10 a 20 ferramentas de comunicação e colaboração por dia. Por outro lado, em outro estudo do mesmo ano, 75% deles dizem que as ferramentas e aplicativos utilizados para “facilitar” o trabalho híbrido aumentaram a complexidade, levando ao desgaste dos colaboradores e das equipes de TI. E quando somamos a isso a multiplicidade de pontos de acesso que o trabalho híbrido concede aos invasores, o cenário fica ainda pior, e prova disso são os números coletados este ano em um relatório realizado pela líder mundial em proteção de dados, a Thales, que nos mostram que em 2021, 47% das organizações sofreram mais ataques cibernéticos.

Trabalho remoto
Trabalho remoto. Imagem: Girts Ragelis/Shutterstock

Há uma necessidade crescente de se implementar medidas de segurança mais sofisticadas e unificadas.

Isso, combinado com outros desafios, como a necessidade de projetar uma infraestrutura de TI que se adapte à força de trabalho; as desigualdades entre trabalhadores remotos e aqueles que vão ao escritório, e a indefinição entre trabalho e vida pessoal, tornam o trabalho híbrido uma modalidade complexa de se adotar, mas que mesmo assim, vem sendo escolhida cada vez mais pelas organizações do futuro.

Trabalho remoto
Trabalho remoto. Imagem: fizkes/Shutterstock

Atualmente, de acordo com um estudo realizado em 2021 pela renomada empresa global de tecnologia Accenture, 83% dos funcionários em todo o mundo querem um modelo híbrido de trabalho. Por quê? Possivelmente a resposta está em qualidades como produtividade, flexibilidade, simplicidade, aumento da participação e total expansão de suas liberdades.

Neste cenário, considerando que 74% dos executivos preveem que uma melhor experiência do colaborador irá gerar um importante retorno sobre o investimento (ROI), segundo dados divulgados pela Citrix (2019), a necessidade de adoção deste modelo se torna cada vez mais urgente. Então, por que não enfrentar esses desafios e capitalizar tudo o que o híbrido tem a oferecer? A Citrix apresenta as chaves para conseguir isso em seu relatório ‘Desmistificar o trabalho híbrido’, com uma estratégia de sete partes para ajudar as empresas a projetar uma abordagem híbrida e alcançar um local de trabalho mais inteligente, flexível e produtivo.