Lançada pela China em setembro de 2021, a espaçonave Tianzhou 3 está prestes a retornar à Terra. Essa foi a segunda missão de carga para a estação espacial Tiangong, que está em construção no espaço e tem previsão de ser concluída ainda em 2022.

Renderização artística de um módulo de carga de Tianzhou no espaço. Imagem: Wikimedia Commons/Shujianyang

De acordo com a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA), o cargueiro, que passou cerca de 300 dias acoplado ao módulo central Tianhe, foi usado em um teste de movimentação modular de um porto de atracação para outro, desprendendo-se definitivamente da estação às 23h59 (horário de Brasília) do último sábado (16).

“Antes de destravar, o Tianzhou 3 foi atracado com a porta da frente do módulo central, que será o porto onde Wentian irá ancorar”, disse Jiang Ping, vice-designer-chefe da equipe de naves espaciais de carga do Centro de Controle Aeroespacial de Pequim (BACC), à CCTV+, referindo-se ao módulo de pesquisa que será lançado no próximo domingo (24)

Um grande braço robótico do módulo Tianhe – que significa “Harmonia dos Céus” – será responsável por agarrar e mover tanto o módulo Wentian quanto o Mengtian, que será lançado em outubro. 

publicidade

Com a inclusão dessas duas novas cápsulas, a estação espacial chinesa estará completa, alcançando o formato projetado em T. Ela terá 20% da massa total da Estação Espacial Internacional (ISS), com uma vida útil estimada em 10 anos, que poderá ser estendida por mais cinco anos com upgrades futuros.

Os dois novos módulos têm uma massa de mais de 20 toneladas cada e foram projetados principalmente para hospedar cerca de mil experimentos científicos aprovados pela CMSA.

Leia mais:

No fim do ano, a missão Shenzhou-15 levará mais três astronautas à estação, que se juntarão à tripulação Shenzhou-14, atualmente presente no laboratório orbital, de acordo com o Conselho de Estado da República Popular da China, sendo a primeira vez que o lugar terá lotação máxima.

Segundo o site de notícias China Military Online, isso acontecerá durante cinco a dez dias, até que a tripulação de Shenzhou-14 retorne à Terra, deixando os taikonautas da missão Shenzhou-15 completando a integração dos módulos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!