Nesta quinta-feira (21), a italiana Samantha Cristoforetti, astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA), vai entrar para a história como a primeira mulher da Europa a participar de uma atividade extraveicular (EVA) na Estação Espacial Internacional (ISS).

A italiana Samantha Cristoforetti será a primeira mulher de origem europeia a fazer uma caminhada espacial na ISS. Imagem: ESA

De acordo com um comunicado emitido pela agência, ela estará acompanhada do cosmonauta russo Oleg Artemyev, e juntos eles vão realizar uma série de tarefas, como a instalação de plataformas e de um hardware adaptador de estação de trabalho montado no módulo de pesquisa Nauka.

publicidade

Supervisionando os trabalhos e servindo de apoio para a caminhada espacial estará o também russo Sergei Korsakov, que comandará as atividades de dentro do laboratório orbital.

Durante a atividade extraveicular, Samantha e Artemyev vão implantar dez nanossatélites projetados para coletar dados eletrônicos de rádio e colocarão em funcionamento no módulo Poisk uma lança telescópica que está no módulo Zarya para auxiliar em futuras caminhadas espaciais.

publicidade

Leia mais:

Esta será a terceira caminhada espacial a incluir tarefas relacionadas a preparar o Braço Robótico Europeu para suas primeiras operações no módulo Nauka. Os astronautas vão mover seu painel de controle externo, trabalhar no isolamento e instalar um ponto adaptador temporário para o braço robótico.

publicidade
Na caminhada espacial desta quinta-feira (21), Samantha Cristoforetti e o cosmonauta Oleg Artemyev vão continuar os trabalhos de instalação e configuração do Braço Robótico Europeu, descrito no diagrama acima. Imagem: ESA

Em sua estreia, Samantha passará algum tempo certificando-se de que um escudo de janela na unidade de câmera do braço seja suficientemente claro para permitir que uma luz laser guie o dispositivo para se agarrar e se movimentar.

Você pode assistir à caminhada espacial em tempo real pela ESA Web TV. A cobertura começa às 10h30 (pelo horário de Brasília), meia hora antes do início das atividades, que têm previsão de durar até sete horas.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!