O Departamento de Justiça (DOJ) norte-americano divulgou que entregou um hacker e cidadão romeno da Colômbia para os Estados Unidos. Segundo o DOJ, ele está sendo acusados de programar um malware utilizado para roubar dinheiro de contas bancárias no mundo todo e ainda distribuí-lo com sua infraestrutura.

O hacker Mihai Ionut Paunescu foi incriminado de ter criado o Gozi Vírus, um Trojan que infectou milhões de computadores em países como EUA, Reino Unido, Alemanha, Itália e Finlândia entre 2007 e 2012. O vírus roubava login bancário e senhas de máquinas infectadas, através de documentos PDF corrompidos. E com isso, os donos conseguiam dezenas de milhões de dólares de contas bancárias.

Leia mais:

Em 2013, um processo no Tribunal Distrital Sul de Nova York relatava que Paunescu coordenou um serviço de “hospedagem à prova de balas” e que outros hackers também utilizaram esse malware para diversos atos cibercriminosos. Eles usavam para controle de botnets, mantendo as identidades dos operadores anônimas.

publicidade

Paunescu também foi pioneiro de um crime online que agora está se tornando comum. Funciona da seguinte forma: ele aluga o acesso ao vírus e seus lucros para outros cibercriminosos, ao invés de ficar para si próprio. O hacker cobrava cerca de US$ 500 por semana para usar o vírus Gozi como um serviço.

Hacker
O hacker romeno alugava o vírus. Imagem: scyther5/iStock

O Gozi foi apreendido depois de um tempo online e Paunescu foi preso na Romênia em 2012, porém conseguiu liberdade após pagar fiança. E 10 anos depois, em 2021, o cibercriminoso foi preso novamente na Colômbia, depois de ter sido pego no aeroporto de Bogotá.

Damian Williams, procurador do Distrito Sul de Nova York, enfatizou a organização de promotores para rastrear criminosos cibernéticos a longo prazo. “Embora tenha sido inicialmente preso em 2012, Paunescu finalmente será responsabilizado dentro de um tribunal dos EUA.”

“Este caso demonstra que trabalharemos com nossos parceiros de aplicação da lei aqui e no exterior para perseguir criminosos cibernéticos que visam americanos, não importa quanto tempo leve”, finalizou Williams.

Via: The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!