O Olhar Digital noticiou recentemente que o rover Perseverance encontrou um estranho emaranhado em Marte, semelhante a um “espaguete”. O objeto misterioso gerou dúvidas sobre o que ele poderia ser, já que a NASA não havia se pronunciado sobre.

Recentemente, por exemplo, foi identificado um pedaço da manta térmica utilizada na proteção do rover durante sua descida em Marte. Na ocasião, a NASA rapidamente explicou que o “lixo” espacial havia sido levado para o planeta vermelho pela própria sonda.

A resposta para a demora da NASA em explicar do que se trata parece simples: a agência espacial estava avaliando para ter certeza do que foi flagrado pela Perseverance. Nesta semana, em nota para a agência AFP, o órgão finalmente se pronunciou e, bem, eles ainda não tem uma resposta definitiva.

Assim como no caso da manta térmica, o emaranhado parece ter sido levado para lá pela própria sonda. “Estivemos discutindo de onde veio, mas especula-se que seja um pedaço de corda do para-quedas ou do sistema de pouso que leva o robô ao solo”, disse um porta-voz da NASA.

publicidade

“É preciso ter em conta que não está confirmado que seja uma coisa ou outra”, completou ainda, esclarecendo que a identidade definitiva do objeto ainda é um tanto quanto misteriosa. No entanto, segundo ele, não há motivo para suspeitar que o flagrante seja fruto de alienígenas ou algo do gênero. 

Leia mais:

Perseverance e sua busca em Marte

Há pouco mais de um mês, na mesma região, ele encontrou parte do cobertor térmico utilizado durante sua descida à superfície marciana. Em julho do ano passado, “Percy” (como é carinhosamente chamado pela equipe de cientistas da missão) fotografou uma broca que, segundo a NASA, foi largada por ele mesmo durante uma troca de equipamentos.

Enquanto isso, o rover segue coletando amostras de Marte, que devem ser trazidas à Terra em 2033. A missão de retorno das amostras coletadas pelo Perseverance prevê o envio de dois módulos de pouso ao Planeta Vermelho, que devem se encontrar com o rover para que as amostras sejam depositadas em seus contêineres.

Em seguida, essas amostras devem ser lançadas em direção a uma sonda na órbita do planeta, que será responsável por retornar com o material à Terra.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!