Sabe quando você é criança, está perdendo um jogo e vira o tabuleiro para não deixar seu primo ganhar? Bom, um robô russo fez basicamente isso durante um jogo de xadrez e quebrou o dedo de uma criança de 7 anos que estava competindo no torneio no último dia 19 de julho, em Moscou.

Se serve de atenuante, a máquina estava jogando três partidas simultaneamente, o que deve ser bem estressante. Mas brincadeiras à parte, o Chessrobot é um robô criado única e exclusivamente para jogar xadrez, como uma espécie de versão física do Stockfish (um bot de xadrez online que, ao contrário do robô, não consegue quebrar seu dedo).

Leia mais:

No vídeo divulgado no canal de notícias russo Baza é possível ver que o robô comeu uma peça do pequeno Christopher, de apenas 7 anos, que é um dos 30 melhores enxadristas com menos de 9 anos de Moscou. O menino se apressou e fez um movimento de retorno antes que o robô deixasse o tabuleiro. A pressa aparentemente causou confusão na máquina, que prensou o dedo do jovem no tabuleiro.

publicidade

Robô no jogo de xadrez

Pessoas ao redor tentaram ajudar, mas não conseguiram evitar a fratura no dedo da criança. Segundo a agência de notícia estatal russa, TASS, o menino colocou gesso no dedo e retornou no dia seguinte para encerrar a partida contra seu nemesis. 

“O robô quebrou o dedo da criança – isso, é claro, é ruim. O robô foi alugado por nós, está exposto em muitos lugares, há muito tempo, com especialistas. Aparentemente, os operadores ignoraram. A criança fez um movimento, e depois disso precisamos dar tempo para o robô responder, mas o menino se apressou, o robô o agarrou. Não temos nada a ver com o robô”, declarou Sergey Lazarev, presidente da Federação de Xadrez de Moscou.

Não se sabe o que causou o problema nas configurações da máquina. Entretanto, é provável que o robô tenha se confundido com um número grande de movimentos e a jogada apressada da criança fez a máquina realizar sua ação no mesmo movimento do menino, gerando  o acidente. Fica o alerta para quando for enfrentar um T-800 no xadrez. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!