Uma foto de Fobos, a maior lua de Marte, foi tirada pela sonda espacial Tianwen-1, da China, para marcar o segundo aniversário de sua missão de mapear toda a superfície do planeta vermelho – objetivo este que ele completou recentemente.

Originalmente, a sonda foi lançada em 23 de julho de 2020. A imagem abaixo foi capturada pela sua câmera de alta resolução, o mesmo instrumento que a Tianwen-1 usou para fotografar o rover chinês Zhurong, na superfície de Marte, em maio de 2021.

Leia também

Imagem feita pelo programa espacial chinês mostra a lua Fobos, a maior de Marte, em segundo aniversário da missão Tianwen-1
Imagem feita pelo programa espacial chinês mostra a lua Fobos, a maior de Marte, em segundo aniversário da missão Tianwen-1 (Imagem: CNSA/Divulgação)

Fobos é a maior e mais interiorana das duas luas de Marte – a outra sendo a sua irmã menor, Deimos. Ambas foram descobertas em 1877 pelo astrônomo americano Asaph Hall e foram nomeadas a partir de divindades gregas: Fobos era filho de Ares, deus da guerra, e irmão gêmeo de Deimos. Ambos eram a personificação do medo e do terror.

publicidade

A imagem acima não foi exatamente “fácil” de ser capturada: a Tianwen-1 teve que alterar a sua orientação, ao mesmo tempo em que precisou esperar pelo momento certo entre a sua órbita e a órbita da lua – não apenas as condições de luz tinham que ser ideais, mas o satélite e a sonda deveriam estar em relativa proximidade para facilitar o registro.

A sonda Tianwen-1 e o rover Zhurong fizeram juntos a jornada para Marte. O rover, no entanto, só foi pousar na superfície do planeta vermelho em 2021. Atualmente, o pequeno veículo está em modo de hibernação devido ao inverno atualmente presente no hemisfério norte do planeta vermelho.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!