Com os primeiros passos na implementação do 5G no Brasil, a nova pesquisa do MIT Tech Review, “5G: Desafios e Possibilidades”, aponta os novos caminhos da tecnologia em nosso país e como a nova conexão pode impactar os brasileiros. 

O estudo, que tem o formato de revista, contou com parceria da Adobe e entrevistou 28 especialistas no tema. Ele foi dividido em quatro temas: “Impactos da computação quântica, do 5G e da Inteligência Artificial nos negócios”, “TR Q&A” (dúvidas recorrentes), “Desafios e possibilidades”, “Conectados com o futuro”. 

publicidade

Leia mais:

Dentro desses tópicos estão assuntos relevantes sobre o 5G, como: as principais dificuldades da implementação da tecnologia em território brasileiro, o histórico das redes móveis (desde o 1G), o 5G no mundo e a evolução da rede nos países. 

publicidade

“Desde que foi anunciada, há mais ou menos duas décadas, a tecnologia 5G gera expectativas não só no mundo dos negócios, mas em toda sociedade. O vislumbre de um mundo muito mais eficiente e produtivo nos encanta, mas ele está muito longe ou mais perto do que pensamos? Essas foram as respostas que tentamos buscar na nossa pesquisa. Conversamos com especialistas para entender o atual cenário brasileiro e os obstáculos que vem pela frente para a implementação do 5G”, destaca André Miceli, CEO do MIT Tech Review Brasil e editor-chefe da pesquisa. 

A nova rede móvel foi instalada em Brasília no dia 6 de julho. Imagem: Alexander56891/ Shutterstock.

Os desafios inicias do 5G no Brasil

Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis, responsável por reunir as empresas de telecomunicações e de conectividade do país, citou na pesquisa os aspectos legislativos e tributários que estão desatualizados da Lei Geral das Antenas como os principais problemas na expansão da tecnologia em território nacional.

publicidade

“O primeiro (desafio) deles são as legislações municipais de antenas. A maioria das cidades ainda tem lei de antenas desatualizadas, com licenciamentos complexos e 5G: desafios e possibilidades demorados, e não estão preparadas para a chegada do 5G”, disse.

“O setor de telecomunicações brasileiro é um dos mais tributados no mundo. Atualmente, a tributação é de quase 50%, sendo que a média internacional é de 10%. Precisamos de uma reforma tributária ampla, que reduza urgentemente a carga de impostos do setor, senão ficaremos cada vez mais distantes da revolução que o 5G promete”, completou Ferrari.

publicidade

No dia 6 de julho, Brasília foi a primeira capital a receber o sinal 5G. São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), no Sudeste, Porto Alegre (RS), no Sul, e João Pessoa (PB), no Nordeste, devem ser as próximas capitais a receber o sinal da nova tecnologia de rede móvel.

Imagem: rafapress/ Shutterstock.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!