O segmento de mobilidade aérea acaba de ganhar um novo membro, o V.MO, o primeiro drone elétrico e autônomo de passageiros lançado pelo Grupo Volkswagen na China.

A empresa revela que começou a desenvolver o protótipo do veículo de pouso e decolagem vertical (eVTOL) em 2020 após inúmeras pesquisas: “É um projeto pioneiro que nossa jovem equipe de especialistas chineses começou do zero”, disse Stephan Wöllenstein, CEO do Grupo Volkswagen China.

Projetado especificamente para atender o mercado chinês, o V.MO nasceu combinando o que há de mais recente em condução autônoma com soluções de tecnologia de bateria testadas pela companhia.

“O V.MO é o primeiro de muitos marcos notáveis ​​em nossa emocionante jornada em direção às viagens aéreas urbanas”, acrescentou o executivo.

publicidade
Volkswagen apresenta o seu primeiro drone de passageiros autônomo e elétrico
V.MO, o primeiro drone elétrico de passageiros de pouso e decolagem vertical (eVTOL) lançado pelo Grupo Volkswagen. Imagem: Volkswagen/Divulgação

Apesar de nenhuma especificação técnica ter sido revelada até aqui, dá para notar a presença de duas hélices frontais para voo horizontal e mais oito rotores para elevação vertical.

Para 2023, estão programados inúmeros testes para reunir mais informações e aprimorar o protótipo atual, que poderá transportar quatro passageiros por uma distância de até 200 km por carga.

Embora ainda seja difícil pensar em quando esse tipo de conceito vai literalmente decolar no mercado, essa é uma das direções que muitas empresas estão explorando quando se fala no futuro da mobilidade urbana.

Subsidiária da Embraer revela design da cabine do seu veículo elétrico voador

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, também mostrou recentemente o primeiro mock-up da cabine do seu eVTOL.

A maquete foi apresentada no Farnborough Airshow do Reino Unido, considerado um dos principais eventos do segmento no mundo.

Veja também:

Via: Autoevolution

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!