Todo mundo sabe que uma vida mais saudável exige atividades físicas regulares. Mas, quanto tempo de exercício é preciso fazer para ter uma vida mais longa? Analisando hábitos de mais de 100 mil adultos, pesquisadores observaram a redução de mortalidade naqueles que fazem entre 150 e 300 minutos por semana.

O número, porém, varia de acordo com a carga de exercícios. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), adultos preciso de 150 a 300 minutos (2 horas e meia a 5 horas) de atividades físicas moderadas. Caso opte por algo mais intenso, o tempo cai para 75 a 150 (1 hora e 15 minutos a 2 horas e meia) minutos semanais.

Leia mais:

Também foi observado que pessoas que superam essa quantidade de tempo vivem mais, comparadas aqueles que não se exercitam. O estudo foi publicado pela revista Circulation, da American Heart Association. Foram analisados 116 mil adultos ao longo de 30 anos.

publicidade
Imagem mostra um par de pernas femininas com tênis e roupa fitness, caminhando por uma rua
Mesmo pouco exercício contribui para uma maior expectativa de vida. Crédito: Izf/Shutterstock

“Também é importante notar que não encontramos nenhuma associação prejudicial entre os indivíduos que relataram (mais de quatro vezes) os níveis mínimos recomendados de exercícios físicos”, disse Dong Hoon Lee, autor do estudo e pesquisador do pesquisador do departamento de nutrição da Harvard School of Public Health.

Alguns exemplos de atividade física moderada incluem caminhadas rápidas, tênis em dupla ou mesmo cortar grama. Já os exercícios intensos são jogar futebol, correr ou praticar escalada. Mas, para começar, dá para ir devagar. Onze minutos por dia fazem diferença na expectativa de vida, de acordo com outro estudo, de 2021.

Via: CNN

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!