Confirmando rumores levantados na última semana, a Qualcomm anunciou uma nova parceria com a Samsung e, desde já, os smartphones da linha Galaxy passarão a usar processadores Snapdragon em caráter definitivo – sim, isso também inclui o Galaxy S23.

O anúncio veio durante uma conferência telefônica da Qualcomm com seus investidores e, segundo as informações divulgadas, a parceria tem caráter global. Em outras palavras, é bem provável que os processadores Exynos, desenvolvidos pela própria Samsung, continuem apenas em outros smartphones minoritários e dispositivos de outra natureza, como smartwatches ou tablets.

publicidade

Leia também

O Galaxy S22+ é um dos aparelhos da Samsung que faz uso de um processador Snapdragon, da Qualcomm: empresas firmaram nova parceria que deve ampliar o uso do chipset por mais smartphones da linha
O Galaxy S22+ é um dos aparelhos da Samsung que faz uso de um processador Snapdragon, da Qualcomm: empresas firmaram nova parceria que deve ampliar o uso do chipset por mais smartphones da linha (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

“A forma pela qual você deve pensar é: o Snapdragon vai ser adotado por toda a linha de produtos Galaxy, seus produtos flagship”, disse o CEO da Qualcomm, o brasileiro Cristiano Amon, em resposta a uma questão posicionada durante a conferência. “E o que posso adiantar neste momento é que já estávamos em 75% dos aparelhos Galaxy S22 antes dessa parceria. Agora, você deve pensar que estaremos em uma posição muito melhor para o Galaxy S23 e além. É uma parceria com duração de anos. E, provavelmente, isso é o que posso dizer [agora]. Nós seremos adotados pelos seus dispositivos globalmente”.

publicidade

Da forma como Amon falou, ainda há espaço para interpretação: para todos os efeitos, nada indica que a Qualcomm levará o Snapdragon para todos os produtos da linha Galaxy, e alguma proporção deles talvez ainda venha a usar o Exynos – a Samsung é notória por dividir essa proporção em mercados e, no passado, um smartphone Galaxy de igual natureza tinha um processador nos EUA e outro no Brasil, por exemplo.

Entretanto, o que parece certo é que essa divisão de 75%-25% deve mudar de uma forma bem mais favorável para a Qualcomm, cujos processadores também são usados por várias outras fabricantes, como Xiaomi, Motorola, Oppo e tantas outras.

publicidade

De qualquer forma, um comunicado divulgado pela Qualcomm também ressalta que a nova parceria é parte de um projeto bem maior, que envolve o licenciamento de sua tecnologia para produtos 3G, 4G, 5G e até 6G, além da implementação dos produtos da gigante americana em outras áreas, como computadores pessoais, tablets e dispositivos de realidade estendida.

A Samsung ainda não comentou o que isso significa para a linha de processadores Exynos.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!