O Manchester City está levando a tecnologia aos seus torcedores com o intuito de acompanhar suas reações fisiológicas durante as partidas do clube inglês.

Em uma parceria com a Cisco Systems, os Citizens – apelido do time – criaram um cachecol conectado com um biossensor chamado EmotiBit para ficar no pescoço dos fãs e entender melhor suas emoções.

publicidade

Segundo o Manchester City, o produto inclui também um um sensor PPG, acelerômetro, sensor de temperatura e um sensor de atividade eletrodérmica (EDA).

Com isso, vale ressaltar que todos os sensores citados anteriormente são típicos e comuns de se encontrar em um rastreador fitness. Por fim, o cachecol vai funcionar medindo mudanças minúsculas no suor da pele para determinar seus níveis de estresse, o que pode facilitar na hora de rastrear seu estado emocional.

publicidade

Dessa maneira, os Citizens esperam receber dados quantificados sobre os seus torcedores, como frequência cardíaca e resposta emocional a uma partida.

Renderização do cachecol e seus sensores incluídos
O sensor EmotiBit destina-se a sentar-se discretamente no pescoço de um ventilador.
Imagem: Captura de tela – Cisco – Manchester City

Objetivos e questionamento do cachecol inteligente do Manchester City

Acima de tudo, muito se questiona se um time de futebol, de fato, precisa de algum utensílio para mostrar como os seus torcedores estão se sentindo. Entretanto, as equipes esportivas têm uma tendência de coletar e utilizar dados quantificáveis. Contudo, o Manchester City diz que o objetivo é “moldar experiências mais personalizadas e com curadoria no futuro” e “servir como um estudo de paixão compartilhada”. 

publicidade

Leia mais:

Vale lembrar que o cachecol faz parte de um programa piloto limitado, no qual os torcedores foram escolhidos para utilizar os produtos. Segundo a Reuters, o cachecol inteligente também será distribuído para os fãs do New York City FC, time dos EUA que é “irmão” dos ingleses, e o objetivo é ser disponível para qualquer torcedor do City, de acordo com o clube, a partir da próxima temporada.

publicidade

Para finalizar, diversas dúvidas são expostas, sendo das mais simples até as mais questionáveis. Por exemplo: ele pode sobreviver à lavagem ou você terá que lidar com um cachecol incrivelmente fedido depois de alguns jogos? Como o Manchester City protegerá a privacidade dos usuários, considerando o fato de que os cachecóis vão coletar dados biométricos? Será cobrado? Quanto vai custar? De fato, tudo só vai ser respondido totalmente com o lançamento do cachecol inteligente.

Via: The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!