Quer transmitir a tela do seu celular ou computador para a TV? Então você precisa conhecer o padrão Miracast: trata-se de uma tecnologia que permite espelhar a tela dos dispositivos compatíveis em qualquer aparelho com entrada HDMI. Confira tudo o que você precisa saber sobre ela neste post especial do Olhar Digital!

O que é o Miracast?

Miracast é uma tecnologia de espelhamento de tela que funciona sem fio. Isso significa que, com ela, você pode transmitir a imagem do seu dispositivo para qualquer outro aparelho compatível, como TV ou projetor, sem precisar de fios!

Como funciona o Miracast?

A tecnologia se baseia em um padrão chamado Wi-Fi Direct. Ele cria uma conexão direta entre dois dispositivos sem a necessidade de um roteador ou outro ponto de acesso.

Isso significa que, com o miracast, você pode espelhar a tela do seu dispositivo em qualquer outro aparelho compatível, desde que esteja dentro do alcance da conexão Wi-Fi Direct.

publicidade
Homem mexendo no celular e no computador
O padrão Miracast permite espelhar a tela de um dispositivo em outro. Créditos: Shutterstock

Quais dispositivos são compatíveis com a tecnologia?

A tecnologia Miracast é compatível com a maioria dos smartphones, tablets e computadores recentes. No entanto, é importante verificar se o seu dispositivo tem suporte ao Wi-Fi Direct antes de tentar usar o protocolo.

Como ativar o recurso?

Para ativar o recurso, primeiro verifique se o seu dispositivo tem suporte ao Wi-Fi Direct. Em seguida, basta abrir as configurações do dispositivo e procurar por “dispositivos sem fio” ou “tela mirroring”.

Após ativar o Miracast, basta selecionar o aparelho que você deseja espelhar a tela e seguir as instruções na tela.

Como usar o Miracast?

Para usar o padrão, basta seguir os passos abaixo:

  1. Verifique se o seu dispositivo tem suporte ao Wi-Fi Direct;
  2. Abra as configurações do dispositivo e procure por “dispositivos sem fio” ou “tela mirroring”;
  3. Ative o Miracast;
  4. Selecione o aparelho que você deseja espelhar a tela;
  5. Siga as instruções na tela.

Qual a diferença entre Miracast e o Chromecast?

Embora as duas tecnologias sejam semelhantes, existem algumas diferenças entre elas. Enquanto o Miracast funciona com a maioria dos dispositivos compatíveis, o Chromecast requer um dispositivo Android ou iOS para funcionar.

O padrão Miracast pode apresentar atrasos na transmissão de áudio e vídeo, prejudicando um pouco a experiência de assistir filmes e séries – o que faz do Chromecast uma opção mais adequada para quem procura isso.

O Chromecast é mais fácil de configurar, mas, por outro lado, o dispositivo do Google também é mais limitado em relação às suas funcionalidades, não sendo tão indicado para apresentações e planilhas, por exemplo, que são bastante exigidas em uso corporativo.

Imagem de destaque: woff/Shutterstock.com

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!