Diante do aumento de casos da varíola dos macacos, a governadora Kathy Hochul declarou estado de emergência no estado de Nova York. Segundo Hochul, mais de um em cada quatro casos da doença nos Estados Unidos foram registrados no estado

Na noite deste sábado (30) o prefeito de Nova York, Eric Adams, também se pronunciou e declarou emergência em saúde pública na cidade.

“A cidade de Nova York é atualmente o epicentro do surto, e estimamos que aproximadamente 150 mil nova-iorquinos podem estar em risco de exposição à varíola dos macacos. Continuaremos a trabalhar com nossos parceiros federais para garantir mais doses [de vacinas] assim que estiverem disponíveis. Este surto deve ser enfrentado com urgência”, escreveu Adams. 

Leia mais! 

publicidade

De acordo com o dado mais recente disponibilizado pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA, há cerca de 1.383 casos confirmados da doença em Nova York. 

Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou que a varíola dos macacos é uma “emergência global de saúde pública”. Ao todo, são mais de 16,5 mil casos confirmados em mais de 70 países. 

Brasil registra a primeira morte relacionada à varíola dos macacos

A primeira morte relacionada à varíola dos macacos registrada no Brasil foi confirmada nesta sexta-feira (29), pelo Ministério da Saúde. A vítima foi um homem de 41 anos de idade, de Belo Horizonte, que tratava de outras doenças, incluindo um câncer.

A identidade do homem não foi revelada. Mas, em nota, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais afirmou que ele já estava internado por “outras condições clínicas graves”. E que, “a causa do óbito foi o choque séptico”. 

A varíola dos macacos é causada pelo vírus hMPXV (Human Monkeypox Virus, na sigla em inglês). Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos. A contaminação de pessoa a pessoa pode acontecer por meio do contato físico, erupções, fluidos corporais e secreções respiratórias. O contato com objetos dos doentes também podem representar um foco de contaminação.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!