Passamos da metade do ano e finalmente estamos no mês de agosto, um mês bastante agitado de eventos espaciais. Para começar, a NASA finalmente deve realizar a missão Artemis 1, a primeira parte do plano da agência para voltar a colocar astronautas na Lua. A data, no entanto, ainda não é totalmente certa, já que foram confirmados três dias em que o lançamento pode ocorrer, sendo o primeiro deles no fim de agosto e os outros dois na primeira semana de setembro.

Na metade do mês temos a chuva de meteoros Perseidas, uma das melhores chuvas do ano e uma das mais importantes para a história da ciência. Ela ocorre anualmente durante o mês de agosto e tem máxima na madrugada do dia 12. É gerada pelos detritos do cometa Swift/Tuttle e, em condições ideais, pode apresentar até 120 meteoros por hora.

Veja abaixo nosso calendário astronômico de agosto com os eventos mais importantes. Lembramos que todas as datas, horários e referências geográficas consideram um observador baseado em Brasília, e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com sua posição no país.

Leia mais:

publicidade

Calendário Astronômico de julho

2 de agosto: Coreia do Sul realiza a primeira missão lunar de sua história. A Korea Pathfinder Lunar Orbiter (KPLO) vai decolar com um Falcon 9, da SpaceX, na lendária Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, Flórida (EUA).

LANÇAMENTO SPACEX
Um foguete SpaceX Falcon 9 lança um satélite de comunicações para a empresa Globalstar em 19 de junho de 2022. (Crédito da imagem: SpaceX)

4 de agosto: Um foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA) está programado para lançar um sexto satélite geossíncrono do sistema infravermelho baseado no espaço (SBIRS GEO 6) para os militares dos EUA. 

11 de agosto: Começa a lua cheia de agosto a partir das 22h35 (horário de Brasília). Essa também deve ser a última superlua (estágio em que o satélite natural parece maior e mais brilhante quando visto da Terra) do ano.  

11 – 12 de agosto: Chuva de meteoros Perseidas. Ela ocorre anualmente durante o mês de agosto e tem máxima na madrugada do dia 12. É gerada pelos detritos do cometa Swift/Tuttle e, em condições ideais, pode apresentar até 120 meteoros por hora. Pode ser vista a olho nu em regiões com baixa luminosidade urbana e com céu limpo.

Meteoros perseidas registrados em 2004
Meteoros perseidas registrados em 2004. (Imagem: Fred Bruenjes)

18 de agosto: chuva de meteoros kapa-Cignídeos atinge sua máxima atividade. Pode ser vista a olho nu em regiões com baixa luminosidade urbana e com céu limpo.

27 de agosto: Lua nova de agosto começa a partir das 05h17 (horário de Brasília)

29 de agosto: Essa é a primeira data divulgada pela NASA para o lançamento da missão Artemis 1. Caso não aconteça neste dia, outras duas datas em que a missão pode ocorrer são no dia 2 de setembro (uma sexta-feira) ou dia 5 de setembro (outra segunda).

O  Programa Artemis visa estabelecer a presença humana na Lua novamente, mais de 50 anos depois da última missão lunar tripulada da história. A Artemis 1 será a primeira do programa lunar Artemis. Nesta missão inicial,  a cápsula Orion vai até o satélite natural da Terra sem tripulação, por cerca de um mês. 

O nascer do sol ilumina o Sistema de Lançamento Espacial e a espaçonave Orion que serão usados na Artemis I, na Plataforma de Lançamento 39B no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, em 21 de março de 2022 (Imagem: NASA/Ben Smegelsky)

Outros eventos

  • Um foguete SpaceX Falcon 9 será lançado com outro lote de satélites de internet Starlink 
  • Um foguete Firefly Alpha será lançado em seu segundo voo de teste com uma carga útil de carona composta por vários pequenos satélites não especificados.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!