Ícone da ficção científica, a atriz Nichelle Nichols, a Tenente Uhura na série de TV “Star Trek“, morreu neste sábado (30) aos 89 anos.

A notícia da morte foi divulgada neste domingo pelo filho da atriz, Kyle Johnson, na conta de Nichelle Nichols no Instagram. Em uma foto que mostra flores sobre o nome de Nichols na calçada da fama de Hollywood, o filho da atriz diz: “Lamento informar que uma grande luz no firmamento já não brilha para nós como há tantos anos.”

publicidade

“Ontem à noite, minha mãe, Nichelle Nichols, sucumbiu a causas naturais e faleceu. Sua luz, no entanto, como as galáxias antigas agora sendo vistas pela primeira vez, permanecerá para nós e as gerações futuras desfrutarmos, aprendermos e inspirarmos. A vida dela foi bem vivida e, como tal, um modelo para todos nós,” continua Johnson.

“Eu e o resto de nossa família agradecemos sua paciência e tolerância enquanto lamentamos sua perda até que possamos nos recuperar o suficiente para falar mais. Seus serviços serão para familiares e amigos mais próximos e solicitamos que ela e nossa privacidade sejam respeitadas. Vida longa e próspera, Kyle Johnson,” finaliza a mensagem.

A carreira de Nichols começou na Broadway, com o musical “Kicks and Co.” Atriz, dançarina e cantora, Nichols trabalhou em diversas peças, iniciou uma carreira na música e foi destaque em revistas. Mas foi quando se juntou ao elenco de “Star Trek” para viver a Tenente Uhura que Nichelle Nichols fez história, se tornando uma das primeiras mulheres negras a aparecer numa grande série de TV americana.

Nichols chegou a pensar em desistir do papel em “Star Trek” para perseguir carreira no teatro, mas o próprio Martin Luther King pediu para que ela continuasse, por ser um grande fã da série e ver a importância de uma mulher negra viver uma posição de poder numa série de TV da época.

Após o cancelamento da série, em 1969, Nichols trabalhou em outras produções dentro e fora do mundo de “Star Trek”, mas foi com o papel de Tenente Uhura que a atriz ficou para sempre marcada na história da TV.

Diversas personalidades compartilharam seu pesar nas redes sociais, começando com George Takei, o Sulu da série original de “Star Trek”: “Terei mais a dizer sobre a pioneira e incomparável Nichelle Nichols, que dividiu a ponte conosco como Tenente Uhura da USS Enterprise e que faleceu hoje aos 89 anos. Por hoje, meu coração está pesado, meus olhos brilhando como as estrelas entre as quais você agora descansa, minha querida amiga. Nós vivemos longamente e prosperamos juntos.”

William Shatner, o eterno Capitão Kirk, também compartilhou seus sentimentos sobre a morte de Nichols. “Sinto muito pelo falecimento de Nichelle. Ela era uma mulher bonita e interpretou uma personagem admirável que fez muito por redefinir as questões sociais tanto aqui nos EUA quanto em todo o mundo. Eu certamente sentirei falta dela. Enviando meu amor e condolências à sua família.”

A política Stacy Abrams, que fez um participação especial em “Star Trek: Discovery”, também falou sobre a morte de Nichelle Nichols. “Uma das minhas fotos mais preciosas – Boa sorte e vá com Deus para Nichelle Nichols, campeã, guerreira e tremenda atriz. Sua bondade e bravura iluminaram o caminho para muitos. Que ela habite para sempre entre as estrelas.”

Lynda Carter, mais conhecida por seu papel como a Mulher Maravilha, destacou a importância de Nichelle Nichols para pavimentar um caminho para as mulheres, principalmente mulheres negras. “Muitos atores se tornam estrelas, mas poucas estrelas podem mover uma nação. Nichelle Nichols nos mostrou o poder extraordinário das mulheres negras e abriu caminho para um futuro melhor para todas as mulheres na mídia. Obrigado, Nichelle. Nós sentiremos sua falta.”

Leia mais:

Em um pronunciamento, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que “Em Nichelle Nichols, nossa nação perdeu uma pioneira do palco e da tela que redefiniu o que é possível para negros americanos e mulheres.” Biden destacou sua importância na luta pelos Direitos Civis nos Estados Unidos, e seu trabalho com a NASA para empoderar jovens, principalmente negros, a alcançar lugares inimagináveis anteriormente.

“Nossa nação está eternamente em dívida com artistas inspiradores como Nichelle Nichols, que nos mostram um futuro onde unidade, dignidade e respeito são pedras angulares de todas as sociedades,” concluiu ele.

A série original “Star Trek”, com Nichelle Nichols, está disponível na Netflix.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!