O planeta Mercúrio brilhará próximo à estrela Regulus, pertencente à constelação de Leão, nesta quarta-feira (3), logo após o pôr do sol. O evento estará na porção noroeste do céu e poderá ser observado com o uso de um telescópio.

“Depois que o sol se puser completamente, use sua lente para encontrar o planeta, que estará 1 grau ao norte celeste da estrela”, instruiu Chris Vaughan, astrônomo sênior da AstroGeo.

De acordo com o Space, Mercúrio brilhará a uma magnitude de -0.54, ao passo que Regulus apresentará um brilho de 1.35. Na escala de magnitude usada por astrônomos, números menores dizem respeito a objetos mais luminosos. Como referência, o ápice do brilho do planeta Vênus equivale a uma magnitude de aproximadamente -4.6.

Imagem: NASA images – Shutterstock

Leia mais:

publicidade

Estrela Regulus

Regulus, que fica a 79 anos-luz da Terra, é a estrela mais brilhante da constelação de Leão e a 21ª mais brilhante do céu, com uma coloração branco-azulada. Ela foi batizada no século 16 pelo célebre astrônomo Nicolau Copérnico, e seu nome, traduzido do latim, significa ‘pequeno rei’.

Para conseguir ver o fenômeno, é recomendável o uso de binóculos ou um telescópio. Lembrando que também é indicado estar em um local afastado das luzes urbanas e com o céu limpo. Regulus é uma das 4 estrelas reais, guardiãs dos pontos cardeais.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!