Nesta quarta-feira (03), a cantora Simony usou o seu Instagram para comunicar aos fãs que foi diagnosticada com um câncer na parte final do intestino, perto da região do ânus. A artista, de 46 anos, publicou um vídeo ao lado do seu médico, Dr. Fernando Maluf, explicando que a doença foi descoberta a partir de uma colonoscopia de rotina. 

“Por conta de uma íngua, fui fazer meus exames, importantíssimos, a colonoscopia, que eu nem sabia que a gente precisava fazer após os 45 anos. É muito importante esse exame, precisa fazer todo ano. Por esse exame eu descobri um câncer”, contou a cantora em vídeo. 

Simony descobre câncer no intestino; saiba mais sobre a doença e a importância dos exames de rotina. Imagem: shutterstock/SciePro

De acordo com Maluf, o tumor, chamado epidermoide, “começou com alguns gânglios. Foi por causa de um desses gânglios na região da virilha que a Simony percebeu que alguma coisa estava errada. Essa é uma situação que tem tratamento, e que envolve quimio e radioterapia”. Segundo a ex-integrante da Turma do Balão Mágico, ela já conversou com seus quatro filhos e está esperançosa com o tratamento

“Tenho quatro filhos, já conversei com eles, meus filhos já sabem. Só o Anthony que não entendeu. A gente tem que dar isso como ajudar outras pessoas a se curar, a ter perspectiva. Eu estou muito forte, muito confiante, nunca entrei numa briga para não sair ganhando”, afirmou. 

publicidade

Confira abaixo vídeo na íntegra! 

Qual é o câncer de Simony? 

De acordo com o Dr. Diogo Bugano, oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein, em entrevista exclusiva ao Olhar Digital, o câncer da cantora está relacionado ao canal anal, e não ao intestino. O câncer de intestino é o segundo tumor maligno mais comum tanto em homens quanto em mulheres, perdendo apenas para o câncer de próstata (no caso dos homens) e do câncer de mama (nas mulheres). No caso do câncer anal, os diagnósticos são mais raros, representando de 1 a 2% de todos os tumores colorretais, segundo dados do Intituto Nacional de Câncer (INCA).

“Como o ânus fica logo abaixo do reto, ocorre muito a confusão. Mas o gânglio na virilha, por exemplo, só acontece no caso de câncer do canal anal, não no de reto”, explicou o especialista, acrescentando que em casos de câncer no reto os tumores são chamados de adenocarcinoma e na região anal são os epidermoides. 

Para o Dr. Daniel Girardi, oncologista clínico do Sírio-Libanês de Brasília, também em entrevista ao Olhar Digital, o caso da cantora pode, sim, ser um câncer do canal anal, no entanto, apenas com a análise de exames seria possível ter certeza. “Não dá para afirmar. O mais provável é que sim, mas isso devido a localização anatômica”, ressaltou o médico.

mulher com a mão no estômago sinalizando câncer de cólon
Simony descobre câncer no intestino; saiba mais sobre a doença e a importância dos exames de rotina. Imagem: Shutterstock

Qual a diferença entre câncer de intestino, do cólon, do reto e anal? 

Ainsa segundo Girardi, o câncer de intestino é o mesmo que o de cólon e reto. “O intestino é composto pelo intestino grosso e delgado. No grosso você tem essa porção do cólon e a porção final que é o reto. Então quando a gente fala que o tumor é colorretal, a gente tá falando de um tumor no intestino grosso, que é o mais comum. Existe um no intestino delgado também, mas ele é mais raro”, disse Girardi. 

O câncer anal, por outro lado, apesar de estar próximo à região do intestino (e consequentemente do cólon e reto) é um tipo diferente de câncer. De acordo com Bugano, inclusive, o tratamento para a condição também pode exigir uma outra abordagem, não sendo necessária a cirurgia. “Por isso ela explica que o seu tratamento será composto por quimioterapia e radioterapia, e não cirurgia.”

Leia mais!

A importância de exames de rotina vale para todos os tipos de câncer 

A realização de exames de rotina é importante para todos os tipos de doenças, o que inclui o câncer. No caso do câncer na região do intestino, a partir dos 45 anos o check-up já é recomendado, principalmente para quem tem histórico familiar. 

“A rotina é lembrar de fazer ao menos uma colonoscopia na vida após os 45 anos. As próximas ‘colonos’ vão depender dos achados desta primeira. Quem teve casos de câncer de cólon e reto na família deve fazer o exame um pouco antes. Em geral, 10 anos mais cedo q a idade da pessoa diagnosticada. [exemplo] se seu pai teve câncer aos 50 anos, você deve fazer seu exame aos 40.” 

Simony descobre câncer no intestino; saiba mais sobre a doença e a importância dos exames de rotina. Imagem: shutterstock

Girardi adicionou ainda que, para aqueles que querem entender o motivo de um câncer se desenvolver, não existe uma resposta específica.  

“É claro que, como vários outros cânceres, uma adoção de hábitos de vida saudável diminui as chances de o câncer acontecer. Não fumar, se exercitar regularmente e ter uma dieta alimentar saudável com certeza ajudam a evitar esse e outros tipos de doença. Mas não existe um vilão principal, um determinado tipo de alimento ou de hábito que se relacione diretamente com o câncer de colorretal, por exemplo”, acentuou. 

Vale destacar ainda que, tanto o tumor de intestino, quanto o do canal anal, são altamente curáveis, quando diagnosticados precocemente. 

Simony descobre câncer no intestino; saiba mais sobre a doença e a importância dos exames de rotina. Imagem: shutterstock/mi_viri

Durante seu vídeo, Simony enfatizou justamente a importância dos exames preventivos e de rotina, já que seu diagnóstico se deu devido a sua frequência ao médico – tendo ou não algum sintoma. A cantora também informou que seu tratamento irá durar seis meses e que pretende compartilhar sua evolução nas redes sociais.

“Costumo dizer que esse gânglio me salvou. Muitas pessoas que você tratou com esse câncer estão curadas. Em mim não vai ser diferente. Estou pronta para essa luta! Vou deixar vocês acompanharem tudo, vou falando com vocês. Não quero que olhem para mim com dó e piedade”, finalizou ela. 

Para maiores detalhes do diagnóstico tentamos contato com a assessoria da cantora Simony e com seu médico, Dr. Fernando Maluf. Porém, não recebemos resposta até o fechamento desta matéria.

Créditos imagem destaque: Reprodução/Instagram

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!