Games e Consoles

“GTA 6” deve manter sua essência cultural e política

04/08/22 14h15

Recentemente, uma matéria da Bloomberg trouxe várias novidades em relação ao futuro “GTA 6”, um dos jogos mais aguardados dos últimos tempos. Segundo a notícia, a Rockstar estaria tentando realizar algumas mudanças internas na empresa e isso reflete na produção do sexto título da franquia.

Na realidade, porém, não devem ser muitas as alterações. Em um artigo para a CBR, a colunista Bethany-May Howard indica que “GTA” sempre apresentou críticas relacionadas à política e a cultura social, com comentários satíricos em cima dos EUA.

Imagem: Reprodução/Rockstar

Howard exemplifica essa afirmação com os protagonistas de “GTA 5”: a jornada de Michael comenta sobre a busca excessiva pelo dinheiro e como essa ganância pode prejudicar a “verdadeira felicidade”. Enquanto isso, Trevor simboliza as discussões sobre pobreza e violência. Já o personagem de Franklin destaca as questões raciais que os negros enfrentam no país estadunidense.

Com isso, a autora afirma que a Rockstar deve se manter próximo dessa essência, caso a empresa tenha o desejo de recuperar a confiança do seu público e continuar com o objetivo de fazer com que “GTA 6” seja um sucesso como foi no passado.

Por outro lado, Howard também constata que o combate à cultura misógina na Rockstar terá um impacto altamente positivo para o desenvolvimento do jogo, e mostra que a escolha por uma protagonista feminina e latina é um progresso. A personagem, nesse sentido, pode ser uma oportunidade para dialogar com questões de machismo e racismo contra hispânicos.

Leia mais:

Além disso, a escritora reitera que a violência e personagens caricatos de “GTA” não devem desaparecer por completo. No entanto, as piadas ofensivas no game não devem ser exibidas como algo que incentive os fãs a reproduzirem e tais personagens não devem mais ser recompensados como acontecia anteriormente.

A chegada de “GTA 6” deve demorar ainda alguns anos, com alguns rumores de que o lançamento poderia ocorrer em 2024. A matéria da Bloomberg citada também revelou planos originais da Rockstar, que planejava ter 4 protagonistas e 3 cidades no game – o jogo terá dois protagonistas e apenas uma cidade inspirada em Miami.

A matéria completa de Bethany-May Howard pode ser vista aqui.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Deixe sua opinião
Tags