Nesta quinta-feira (4), a Igreja Católica celebra o Dia do Padre. A data comemorativa é marcada pelo dia de São João Maria Vianney, o padroeiro dos sacerdotes, e e foi instituída pelo Papa Pio XI em 1929.  

O padroeiro sentiu o chamado ao sacerdócio aos 17 anos de idade, mas percorreu um difícil caminho até se tornar padre devido sua falta de conhecimentos exigidos, como latim, filosofia e teologia. Vianney se tornou padre graças à sua vida de piedade.  

Leia também!

Segundo informações publicadas pelo Vaticano no final de 2021, a Igreja Católica reúne cerca de 1,34 bilhão de fiéis em todo o mundo. Aproximadamente 50% da população do Brasil se considera católica, de acordo com uma pesquisa do Datafolha realizada em 2020.  

publicidade

Ainda segundo a pesquisa, a religião católica é a mais popularizada no Brasil, sendo que 51% dos adeptos são mulheres. A maior parte dos fiéis está com mais de 45 anos e são concentrados nas regiões Nordeste e Sul do país.  

Os católicos aprenderam a usar as redes sociais para disseminar sua fé, assim como aconteceu com outras religiões e até mesmo outros assuntos. Em comemoração ao Dia do Padre, confira os cinco canais católicos no YouTube:  

1. Santa Carona  

O canal com quase 150 mil inscritos visa falar sobre a fé de uma maneira divertida e leve, trabalhando as doutrinas da Igreja Católica.  

2. Canção Nova Play  

Com 2,2 milhões de inscritos, o canal pertencente a comunidade Canção Nova trabalha ensinamentos sobre a Igreja Católica e diversos outros conteúdos relacionados, como transmissões de missas, homilias e até terços.  

3. Felipe Rinaldo Queiroz de Aquino  

Com cerca de 242 mil inscritos, o canal do professor Felipe Aquino tem como objetivo levar seus espectadores a reflexão sobre alguns temas, tendo como base a doutrina e moral Católica.  

4. Duarte Sousa Lara 

O canal pertence ao padre português Duarte Lara e conta com mais de 208 mil inscritos. O sacerdote é considerado um exorcista pelo Vaticano e em seu canal ele trata sobre reflexões católicas na atualidade.  

5. Padre Paulo Ricardo 

Com mais de 1,4 milhão de inscritos, o canal do sacerdote Paulo Ricardo fala sobre a liturgia e sacramentos católicos. Além de reflexões sobre mandamentos, vida dos santos, espiritualidade e história da igreja. 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!