Internet e Redes Sociais

Busca do Google ganha ferramenta para melhorar resultados

Por Alanis Meira, editado por Acsa Gomes
05/08/22 11h17, atualizada em 08/08/22 08h14
O vídeo está sendo carregado - aguarde...

No navegador do Google, é possível realizar uma busca através de uma única palavra ou frase específica usando aspas. Isso é uma ótima forma de ser direto quanto ao que se procura.

Na última quinta-feira (4), inclusive, o Google anunciou que a plataforma tende a ficar ainda melhor. Os textos curtos que ficam na parte inferior dos links de resultado agora irão mostrar o local exato da página onde o termo foi citado.

Leia mais:

Para entendermos melhor, a gigante da tecnologia compartilhou um post em seu blog oficial onde descrevem a mudança mais detalhadamente. A equipe buscou no próprio navegador por “Google Search” e tiraram um print dos dois primeiros links que surgiram como resultado. Neles, os textos curtos seguidos dos links mostram em negrito “Google Search”.

Crédito: print da nova busca do google search/ Google

Em outro momento, o Google apresentou os resultados que possuíam a palavra ou a frase que estava na barra de busca, porém, o pequeno texto abaixo poderia não estar mostrando a parte específica do texto onde a pessoa encontraria o que procura.

O doutor de nanotecnologia do Google, Yonghao Jin, explicou o motivo da mudança.

“No passado, nem sempre fazíamos isso, porque às vezes o material citado aparece em áreas de um documento que não se prestam a criar trechos úteis. Por exemplo, uma palavra ou frase podem aparecer no item do menu de uma página, onde se navegava para diferentes seções do site. Criar um trecho ao redor de seções como essa, pode não produzir uma descrição de leitura facilmente fácil.

Escutamos comentários de que os usuários, que realizam as buscas citadas, valorizam ver onde o material citado está na página ao invés de uma descrição geral da página. Nosso aperfeiçoamento foi feito para ajudar a resolver isso.”

Existem alguns avisos sobre as buscas citadas, as que ficam entre aspas. Alguns desses textos podem estar camuflados por uma meta descrição ou texto alt e por isso não ficam evidentes no site. Por exemplo, o Google pode ter localizado o site quando ele tinha um termo citado, mas que após uma atualização, foi apagado.

Leia mais:Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Tags