Autoridades da Suíça informaram que ao menos oito casos de difteria foram registrados no país. Segundo informações do O Globo, a bactéria não era identificada há quase 40 anos e todos os casos estão concentrados no Centro Federal de Asilo de Berna – antigo Hospital Ziegler e atual abrigo para migrantes. 

O anúncio foi feito por Samuel Wyss, porta-voz da Secretaria de Estado de Migração (SEM). Todos os infectados são menores de 18 anos e não apresentam sintomas respiratórios. Outros 175 menores de idade não acompanhados foram colocados em quarentena em dois andares isolados. 

publicidade
Após quase 40 anos, Suíça alerta para surto de difteria. Imagem: shutterstock/adriaticfoto

O que é difteria? 

O último caso de difteria na Suíça foi registrado em 1983. A doença é causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae e atinge as amígdalas, faringe, laringe, nariz e, ocasionalmente, outras partes do corpo, como pele e mucosas. A presença de camadas acinzentadas nas amígdalas e partes próximas é o principal sintoma da doença, entre outros como dor de garganta, dificuldade em respirar ou respiração rápida, palidez e febre. Em casos mais graves, podem aparecer inchaços no pescoço e gânglios linfáticos. 

A transmissão ocorre por tosse, espirros, saliva e lesões na pele. A bactéria pode se espalhar através de pessoas infectadas ou apenas portadores – pessoas que possuem o patógeno, mas não apresentam sintomas. Em casos raros pode ocorrer a contaminação também por objetos. 

publicidade

Leia mais! 

O período de incubação da infecção é, geralmente, de um a seis dias. Após o início dos sintomas, a pessoa doente pode transmitir a bactéria por até duas semanas. 

publicidade

Prevenção difteria 

A única forma de prevenção contra a difteria é a vacinação. No Brasil, a vacina pentavalente é a que garante a proteção contra a doença, assim como contra tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo B, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. 

A vacina é aplicada em crianças aos 2, 4 e 6 meses de idade. Os reforços são administrados a partir de 1 ano com a vacina adsorvida difteria, tétano e coqueluche (DTP). 

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!