Quem nunca encontrou ‘postagens artificiais’ no Instagram, TikTok e Facebook? Seja com uma pessoa usando filtros ou até mesmo editando fotos para tirar algumas imperfeições da sua fisionomia ou do local onde fez o clique. Para combater estas coisas e promover a vida como ela é, Alexis Barreyat e Kévin Perreau criaram a BeReal (Seja Real, na tradução para português) em 2020, na França.

Dois anos depois, a rede social começa a cair nas graças dos usuários e, após figurar entre os aplicativos mais baixados da App Store e da Google Play Store, está bombando nos Estados Unidos.

Leia mais:

Mas como funciona a BeReal?

A plataforma permite uma única postagem diária, mas nada de vídeo, edição ou filtros. Como a intenção é evitar a artificialidade, os usuários têm até dois minutos para registrar o que querem mostrar com duas fotos. A primeira com a câmera traseira e uma outra menor com a câmera frontal.

publicidade

A pessoa até pode tirar outra foto caso não tenha gostado do resultado, mas tudo precisa ser feito antes do término dos dois minutos.

“Todos os dias, em horários variados, os usuários do BeReal recebem uma notificação em seus smartphones para tirar uma foto e compartilhar exatamente o que estão fazendo naquele momento”, explica a página da BeReal na Google Play Store.

Notificação BeReal
Notificação BeReal. Imagem: Divulgação/BeReal

Nada de emojis!

Outra coisa bacana é que as reações são feitas com o que a plataforma chama de “RealMojis”. Ou seja, nada de emojis. Selfies dos usuários são publicadas para mostrar o que acharam do conteúdo.

“BeReal é a primeira plataforma espontânea e imprevisível onde você pode compartilhar, uma vez por dia, seus momentos mais autênticos com seus amigos através de fotos”, acrescenta a rede social.

RealMojis
RealMojis. Imagem: Divulgação/BeReal

Quer stalkear? Então mostre uma foto

Outra peculiaridade é para os famosos stalkers (pessoas que ficam olhando as postagens dos outros). Na BeReal, para espiar o que os outros usuários estão fazendo é obrigatório mostrar uma foto sua.

As postagens antigas também são removidas sempre que uma nova notificação para publicar é enviada.

Mostre uma foto. BeReal
Mostre uma foto. BeReal. Imagem: Divulgação/BeReal

Números da BeReal

No total, já são quase 3 milhões de usuários em todo o mundo com o app da rede social, sendo que o crescimento de pessoas somente em 2022 já representa 400%.

O Google Trends mostra que a procura por “BeReal” nos últimos 12 meses aumentou consideravelmente desde abril deste ano.

BeReal no Google Trends
BeReal no Google Trends. Imagem: Reprodução/Google Trends

Por outro lado, vale lembrar que aplicativos como Snapchat e Clubhouse tiveram sucesso em determinado período, mas depois perderam força.

Resta saber o que acontecerá com a BeReal neste mundo cada vez menos autêntico das redes sociais.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!