Como consequência das mudanças climáticas, o aumento da temperatura dos mares traz diversas complicações para o desenvolvimento e manutenção da vida marinha. Com isso em vista, os pesquisadores da Universidade de Hong Kong estudaram como a atuação do ouriço-do-mar adulto, da espécie Heliocidaris erythrogramma, um importante ator na preservação da biodiversidade do oceano, pode ajudar na manutenção desse equilíbrio.

As ondas de calor marinhas podem aumentar a temperatura da água em até 5ºC, esta situação pode durar vários meses e a tendência é que isso se intensifique nos próximos anos. Os resultados da pesquisa indicaram que ouriços-do-mar adultos poderiam tornar a resistência ao calor hereditária. Entretanto, há impeditivos que dificultam que esses descendentes se desenvolvam de forma plena, sobrevivam e passem essa característica adiante.

Leia mais:

De acordo com a publicação feita na Global Change Biology, os ouriços-do-mar adultos, quando expostos a diferentes intensidades de ondas de calor marinhas, conseguem, de fato, transmitir uma resistência maior ao calor para os filhos. Entretanto, os pesquisadores notaram que, se as ondas de calor continuassem em todos os estágio de desenvolvimento do ouriço, havia mortalidade na prole.

publicidade

Ouriço-do-mar e seu segredo para sobreviver

A desova sob a condição de temperatura elevada, resultam em um bom desenvolvimento, mas se essa a situação for mantida durante o estágio larval, a mortalidade dos ouriços aumenta. Isso impede que os ouriços mantenham a estrutura e a função dos ecossistemas marinhos garantindo que esses ambientes permaneçam biodiversos e complexos.

A professora Maria Byrne, que usa a espécie Heliocidaris erythrogramma como modelo para investigar os impactos das mudanças climáticas, diz que “seu rápido desenvolvimento é fundamental para seu sucesso na natureza, mas também oferece oportunidades para pesquisas transgeracionais entenderem como a vida marinha pode se adaptar às mudanças climáticas”.

O autor principal e pesquisador do estudo, Dr. Jay Minuti, reafirma a importância dos ouriços-do-mar para a manutenção da biodiversidade e alerta para os danos que as mudanças climáticas e as altas emissões de carbono podem causar. “Se não o fizermos [reduzir as emissões de carbono], então está claro que as ondas de calor vão devastar os ecossistemas marinhos que são importantes para a sociedade humana.”

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!