Direto dos Estados Unidos – Não é todo dia que você consegue entrar em um veículo com mais de 1.000 cavalos de força, com peso de mais de duas girafas e que atinge 100 km/h em pouco mais de três segundos. Tudo isso está no Hummer EV, primeiro jipão elétrico com capacidade de picape enorme da GMC e o Olhar Digital esteve nos Estados Unidos para dar uma volta na pista de provas da General Motors e contar a experiência que é dirigir esse imenso carro.

Começando pelo local, a pista de provas da General Motors fica no entorno da cidade de Millford, lá em Michigan, nos Estados Unidos. Todo tipo de carro que o grupo GM cria passa por lá antes, seja um Chevrolet, ou um GMC, os carros autônomos da Cruise ou mesmo os luxuosos Cadillacs.

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São mais de 210 quilômetros de todo tipo de pista, com todo tipo de cenário possível e eu estive em uma delas, focada em terra e nenhum asfalto. O número reduzido de unidades produzidas do enorme Hummer EV, já que o carro sequer começou a ser entregue para quem quer comprar, fez os convidados andarem apenas uma vez e a volta durou pouco mais de 10 minutos.

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O Hummer EV é enorme. São 3,21 metros de entre-eixos, altura de 2,05 metros que me fazem pular no estribo (tenho 1,65 metro de altura) e 2,38 metros de largura. No comprimento são cinco metros e tudo isso acomoda, no chão, dois packs de bateria que dão mais que o dobro da potência encontrada em carros elétricos tradicionais. Por aqui são 212,7 kWh que, como são mais de duas girafas de peso (quatro toneladas), a força está mais voltada para aceleração e torque, do que para autonomia longe do carregador.

O novo Hummer EV faz 520 quilômetros com uma carga, se quiser aliviar o pé na aceleração que vai de 0 até 100 km/h em cerca de três segundos. Apenas por comparação, o Porsche 911 Turbo S chega neste topo em 2,8 segundos e ele pesa 2,4 vezes menos. No carro elétrico colossal da GMC são três motores para trabalho combinado, gerando um total de 1.013 cavalos de força e em tração nas quatro rodas.

Hummer EV (Imagem: divulgação/GM)
Interior do Hummer EV (Imagem: divulgação/GM)

Como é dirigir um Hummer EV

Ok, dados técnicos de lado, agora é hora de falar da experiência de fazer essas duas girafas correrem pela terra. A marca Hummer nunca fez questão de ser enorme e por aqui todo o tamanho gigantesco tem ajuda de muita tecnologia para sair de qualquer lugar. A primeira para chamar atenção é a soma de 18 câmeras (sim, DEZOITO) espalhadas por todos os lados. Tem até uma apontada para baixo, que ajuda na hora de subir um morro.

Existem câmeras apontadas até para os pneus, cada um com a sua lente dedicada para ter certeza de que nenhum gatinho foi dormir por lá.

As rodas traseiras também podem virar, atingindo até 10 graus. Não é o suficiente para fazer o carro andar de lado, mas na diagonal ele segue sem qualquer dificuldade. A GMC chama este recurso de Crab Mode (modo caranguejo, em tradução literal). Ele muda tanto a direção, que é preciso tocar e segurar o botão de modo de direção por alguns segundos, até a ativação acontecer corretamente.

Hummer EV (Imagem: divulgação/GM)
Baterias do Hummer EV (Imagem: divulgação/GM)

Falando em modo de direção, o Terrain reforça o freio mecânico com a regeneração de energia dos motores, impedindo derrapagens e olha que eu tentei bastante fazer o Hummer EV sair escorregando pela terra.

Enfim, subir no Hummer EV foi fácil e descer foi complicado. São US$ 112 mil de preço pra quem mora lá nos Estados Unidos e eu juro que até moraria dentro do carro se pudesse ter um desses.

André Fogaça viajou para os Estados Unidos a convite da GM.

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