O ator Ashton Kutcher, conhecido por seus papéis nas séries “That’s 70’s show” e “Dois homens e meio”, revelou durante o programa “Celebridades à prova de tudo: o desafio”, com Bear Grylls, da National Geographic, que foi diagnosticado com vasculite. 

“Três anos atrás, eu tive essa forma estranha e super rara de vasculite, que derrubou minha visão, minha audição e meu equilíbrio”, contou ao apresentador. “Você realmente não aprecia isso, até perder. Até que você entende, ‘eu não sei se eu vou ser capaz de ver de novo, não sei se vou poder ouvir de novo, não sei se vou conseguir andar de novo. Sorte de estar vivo.” 

Leia mais! 

O artista explicou que levou cerca de um ano para se recuperar da doença. 

publicidade
Jon Cryer, Ashton Kutcher, e Courtney Thorne-Smith em Dois Homens e Meio. Imagem: Reprodução/Foto por Michael Yarish – © ‚2012 Warner Bros. Television

O que é vasculite? 

Considerada uma doença autoimune, ou seja, que tem origem a partir do nosso próprio organismo, a vasculite é uma inflamação na parede dos vasos sanguíneos causada por células do sistema imunológico.  

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, essa inflamação leva ao estreitamento das artérias e afeta vasos sanguíneos de órgãos como rins, articulações, sistema nervoso central e vias respiratórias. Levando em consideração que todo os órgãos do organismo são supridos com sangue através dos vasos, a diminuição do aporte pode ocasionar consequências a qualquer parte do corpo. 

O nome acaba sendo usado para diversos tipos de doenças que apresentem as características – seja em artérias ou veias de pequeno, médio ou grande calibre – assim, as vasculites abrangem um grupo diverso de afecções. 

O que leva ao desenvolvimento de vasculite? 

As vasculites podem surgir em qualquer vaso do corpo de homens e mulheres, não importa a idade. 

Elas são classificadas em primárias – formas mais raras da doença com agressão direta aos vasos (ou seja, o vaso sanguíneo é o “motivo” da infecção). Ou secundárias – associadas a uma doença de base (quando ocorre devido a outras condições). 

Segundo o portal do Dr. Dráuzio Varella, as causas mais comuns são as infecções por vírus, doenças autoimunes (como lúpus, artrite reumatoide e esclerodermia, por exemplo), reações alérgicas a medicamentos e alguns tipos de câncer, entre eles, a leucemia e os linfomas. 

No caso das primárias (mais raras), as causas ainda são desconhecidas, contudo, é importante que nenhuma outra doença esteja comprometendo o sistema imune do paciente. 

O que é vasculite, doença que deixou Ashton Kutcher sem ver, ouvir e andar. Imagem: medejaja/shutterstoco

Quais são os sintomas de vasculite? 

Os sintomas dependem de qual vaso está comprometido pela inflamação. Inicialmente, eles não passam do que é comum em reações do corpo a algo que esteja errado, como febre, mal-estar, sudorese, fraqueza, cansaço, perda de apetite e até emagrecimento. 

Com a evolução da doença podem ocorrer: dor abdominal e nas juntas, urina escura ou com sinais de sangue, tromboses, aparecimento de manchas vermelhas na pele, sensação de formigamento e perda de sensibilidade nas áreas próximas aos vasos inflamados. 

O tratamento de vasculite é focado em diminuir a inflamação com medicamentos esteroides. Claro que, a melhora varia conforme a gravidade da doença e as condições do órgão afetado. Em alguns casos, a doença desaparece espontaneamente. 

Casos mais graves exigem a prescrição de drogas imunossupressoras e citotóxicas para destruir as células do sistema imunológico que participam do processo inflamatório, o que pode deixar os pacientes mais suscetíveis, tornando o tratamento um pouco mais complexo e cauteloso.  

Vale destacar que vasculite não tem cura, mas os cuidados ajudam a manter o problema “adormecido”, oferecendo qualidade de vida aos pacientes. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!