Nesta terça-feira, 9, a plataforma do Waze, que faz a conexão de estradas, anunciou, por meio de um comunicado de imprensa, que vai lançar uma nova voz no idioma português do Brasil. Essa voz foi nomeada como João e vai estar disponível na nova atualização no dia 14 deste mês.

Essa novidade faz parte das atualizações que a empresa planejou para melhorar a experiência do usuário.

Leia mais:

Em maio de 2022, o Waze fez uma campanha comunitária onde estimulou os usuários a “avisar” quais eram os nomes das avenidas, rotas e ruas em português. O objetivo era facilitar o entendimento da pronúncia, e com esse alerta, a plataforma poderia corrigi-las para que ficassem mais compreensíveis.

publicidade

Com as respostas em mãos, o Waze criou a nova voz, e com ela, já é possível entender melhor as mais variadas formas de expressão, tornando mais fácil o hábito de dirigir sendo guiado apenas pelo áudio. Isso é mais seguro para os motoristas, já que não precisam tirar os olhos da estrada para conferir o trajeto no mapa.

Aplicativo Waze rodando no iPhone
Crédito editorial: Din Mohd Yaman / Shutterstock.com

Em 14 de agosto, a voz João vai se tornar padrão para os novos usuários do aplicativo. Para as pessoas que já estavam acostumados com a voz Alessandra, vai ter a opção de mantê-la como padrão, basta seguir os passo:

  • Selecione Meu Waze nas Configurações
  • Escolha Voz e Som
  • Vá até Instruções de Voz
  • Em seguida, clique no ícone de som e depois é só escolher o idioma que preferir

A Country Manager do Waze no Brasil, Heloisa Pinho, disse: “Constantemente adicionamos recursos úteis à nossa comunidade de wazers… Pensando principalmente nas experiências desses usuários, buscamos atualizar nossas funcionalidades para que elas atendam as necessidades dos motoristas. Ao lançarmos essa nova voz, esperamos que as mensagens cheguem mais fluidas e claras aos usuários”.

No final do ano, a equipe da plataforma quer lançar vozes de comando fixas, assim como os co-pilotos. Esses modelos são experiências temporárias que tirão nomes de famosos e ícones relacionados à área de atuação de cada um. Um exemplo disso é o MC Fiotti e Gil do Vigor, que foram celebridades que marcaram o ano de 2021 e Christina Aguilera que se fez notável na primeira metade de 2022.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!